TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Sindifumo SP defende penalidades para o comércio ilegal de cigarros
   
     
 


31/07/2010

Sindifumo SP defende penalidades para o comércio ilegal de cigarros
Entidade articula artigo em Projeto de Lei para reprimir venda e exposição de produtos contrabandeados

O presidente do Sindifumo SP (Sindicato da Indústria do Fumo do Estado de São Paulo), José  Henrique Nunes Barreto, comemora mais uma importante conquista no combate à ilegalidade no mercado brasileiro de cigarros. A entidade atuou no Senado Federal em apoio ao Projeto de Lei 6.126 que altera o Código Penal, tipifica o crime e no artigo 276 estabelece as sansões para o comerciante que vender ou expor cigarros e produtos do gênero provenientes de contrabando que, em geral, não respeitam as leis sanitárias do País. O Sindifumo manifestou junto ao Legislativo, a importância que tem para o país a criminalização dessa prática, confiante que essa medida irá melhorar o ambiente de negócios no setor, fortalecendo o mercado formal.

O projeto de autoria do senador Romero Jucá (PMDB/RR) foi enviado para revisão na Câmara Federal, com a previsão de penas que variam de um a cinco anos de reclusão e mais a aplicação de multa para quem desrespeitar a Lei.

Para o Sindifumo SP, é necessário um plano de ações contra a concorrência desleal de produtos contrabandeados e a definição de uma estratégia de combate à falsificação e à sonegação fiscal. “Apoiamos irrestritamente projetos que criminalizem práticas de comércio ilícito e, com esse projeto de lei, conseguiremos um significante avanço”, afirma Barreto, destacando que, hoje, cerca de 30% dos produtos do setor são provenientes de contrabando, um mal que prejudica fabricantes, governo e o mercado como um todo.

Durante recente reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, em Brasília, Barreto foi eleito para coordenar o Grupo de Trabalho de Combate ao Mercado Ilegal de Cigarros, Charutos e Cigarrilhas do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Sobre o Sindifumo

SPO Sindifumo SP é um dos principais órgãos de representatividade do setor tabagista no País. A atividade do Sindifumo SP foi iniciada na década de 50 e conta com a participação de diversas empresas do setor. O sindicato é presidido por José Henrique Nunes Barreto, executivo que comanda a Cibahia Tabacos Especiais, indústria de cigarros, e é sócio da Menendez Amerino, fábrica baiana de charutos.

Fonte: Planin Worldcom
Autor: Angélica Consiglio
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br