TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Qual a escova dental ideal para a higiene bucal?
   
     
 


04/08/2010

Qual a escova dental ideal para a higiene bucal?
As gôndolas de mercados e comércio de higiene estão repletas de modelos e preços diferenciados de escovas

Segundo o instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, a escova de dentes é uma das cinco invenções mais importantes da história da humanidade, o qual promete limpar os dentes, deixar um hálito fresco e uma boca saudável e livre de doenças.

Quem nunca ficou na dúvida ao ir até o mercado e se deparar com a prateleira de escovas de dentes repleta de cores e formatos? Para a especialista em odontologia estética, A Dra. Maristela Lobo, “existem escovas dentais apropriadas para as diferentes idades e condições motoras de cada individuo. Crianças e idosos devem escovar os dentes com escovas elétricas, por exemplo, devido às limitações motoras”.

As escovas de dentes têm como principal função remover as bactérias, que uma vez aderidas sobre a superfície dos dentes e gengivas tornam-se nocivas. Ou seja, não existe uma escova de dentes própria para atacar a placa bacteriana, clarear os dentes e remover o tártaro. De acordo com A Dra. Maristela Lobo “O atrito mecânico das cerdas da escova dental, sobre essas superfícies é capaz de desorganizar as colônias de bactérias ou biofilme dental, diminuindo seu número absoluto e impedindo a instalação e progressão das doenças bucais infecciosas”.

Independente do modelo da escova - seja com cerdas circulares, retas, centrais, flexíveis ou desalinhadas na borda, as escovas de dente tem a mesma função: eliminar os biofilmes dental e gengival e livrar a boca de doenças. Porém, devem ser utilizadas corretamente. “Muitos indivíduos ainda desconhecem a forma correta de escovar os dentes.”, alerta a Dra. Lobo.

“Pelo menos três vezes ao dia, deve ser feita a escovação dental, sendo que a principal faxina bucal será realizada à noite, antes de dormir”, explica A Dra. Lobo e completa: “Além da escovação, a fita dental, as escovas especificas (interdental, bitufo ou unitufo), e outros assessórios como a gaze hidrófila devem ser empregados. Após o café da manhã e almoço, é necessário manter uma escovação de cerca de 2 minutos, aplicando sempre a técnica adequada, ou seja, limpando os dentes, gengivas e língua".

É fundamental se ater ao prazo de validade da escova, que geralmente dura dois meses, mas as cerdas podem se deformar antes disso. Então o prazo de troca deve depender da integridade da cerda. Ou seja, a boa higiene bucal independe do design, preço ou apetrechos do produto escova de dente e sim da frequência e da técnica correta de escovação. 

Fonte: EstiloPress
Autor: Euracy Campos
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br