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Lançamentos mundiais de embalagens apontam para novas tendências de consumo e comportamento
   
     
 


04/08/2010

Lançamentos mundiais de embalagens apontam para novas tendências de consumo e comportamento
É o que revelam os dados do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM sobre o mercado mundial e brasileiro

A embalagem sempre foi considerada pelos economistas como um dos parâmetros utilizados para avaliar o nível de atividade econômica. Os especialistas em consumo, por outro lado, aprenderam a observá-la como um instrumento de avaliação das tendências seguidas pelas empresas, tendo como base as embalagens lançadas e o tipo de informação nelas destacada.

O mercado mundial vem passando por grandes transformações que o Laboratório de Monitoramento Global da Embalagem da ESPM acompanha com frequência. Por isso, observou-se que o perfil dos lançamentos mundiais mudou muito nos últimos anos, demonstrando que os padrões de consumo estão se alterando de forma acelerada.

Dados comprovam que os tamanhos das embalagens mais lançadas, por exemplo, caiu pela metade nos últimos cinco anos e que as refeições prontas, carnes e alimentos consumidos de maneira formal em casa e sobre a mesa, simplesmente saíram do grupo das dez categorias com maior número de lançamentos.

No Brasil não foi diferente. Observa-se que o padrão de consumo está se transformando e a inclusão dos consumidores de baixa renda mostrou sua força na composição do “top teen” das categorias mais lançadas, onde produtos que lá fora já estão fora do primeiro grupo, como massas, aqui ainda tem presença forte.

O Brasil está entre os cinco maiores mercados do mundo nas principais categorias de consumo e acompanha o modelo global com apenas algumas singularidades locais que expressam o valor que o brasileiro dá a determinadas categorias de produto.

O número de lançamentos de embalagens cresceu 10,5% este ano no mundo, o que mostra que a embalagem vem apresentando uma forte dinâmica de mercado. As principais tendências observadas foram o crescimento vertiginoso nos lançamentos dos cosméticos e dos snacks, produtos que expressam o modo de vida atual da sociedade. As mulheres saíram de casa para ocupar posições no mercado como trabalhadoras e estudantes, e se arrumam para sair de casa. O resultado, é que oito das dez categorias com maior número de lançamentos são cosméticos.

Produtos para os lábios e para o rosto lideram os lançamentos mundiais, enquanto no Brasil, a liderança é ocupada pelos produtos de cuidados para os cabelos. A grande diferença é que no Brasil, cabelo tem uma força muito grande por ser muito valorizado pelas consumidoras. O Brasil é o segundo mercado mundial de cosméticos e 50% das brasileiras tingem os cabelos. Fora os cosméticos, as outras duas categorias que estão entre as dez com maior número de lançamentos no mundo, são biscoitos e snacks salgados.

Há cinco anos, carnes, massas e refeições prontas estavam no grupo das dez que mais lançavam embalagens, mas foram substituídas pelos snacks. Isso demonstra a mudança de padrão de consumo de alimentos, com o crescimento de alimentos para consumo imediato em todos os lugares e a substituição das refeições formais feitas em mesas, pelo consumo em movimento que é a principal tendência verificada nas categorias relacionadas com a alimentação.

No Brasil, os biscoitos lideram os lançamentos em alimentos, mas massas também têm grande presença. Observa-se que o consumidor atual deseja produtos práticos, prontos para consumo ou muito fáceis de preparar. No caso dos alimentos, ele está muito preocupado com a qualidade nutricional e a naturalidade dos produtos que consome. Por isso a indústria vem destacando nos lançamentos expressões como: Sem conservantes, baixa porcentagem ou ausência de colesterol, açúcar e gordura trans, etc.

Os produtos orgânicos, produtos éticos ou com embalagens ambientalmente corretas ganham destaque nos lançamentos, coisa que não acontecia há cinco anos. A praticidade e a conveniência continuam sendo os atributos mais desejáveis nas novas embalagens, assim como atributos que destacam a economia de tempo e a maior duração dos produtos.

A principal tendência verificada nos padrões de consumo  aparece também nos lançamentos de embalagem: é o consumo em movimento. A tendência chamada internacionalmente de “to go”, significa que os novos produtos têm que acompanhar o consumidor em sua vida agitada, com múltiplas atividades e deslocamentos constantes, e que as novas as embalagens devem acompanhar. O porta-copos dos automóveis, por exemplo,  ganha destaque nos lançamentos da categoria alimentos, que apesar de não serem líquidos, utilizam o copo para se adaptar ao “novo ponto de consumo” criado dentro dos veículos.

No Brasil já temos mini cubinhos de sorvete e mini-waffers neste tipo de embalagem, enquanto no exterior, snacks de todo tipo como frutas secas, salgadinhos nutritivos, e mini-docinhos já são oferecidos desta forma há mais tempo. Embalagens que aquecem o produto automaticamente quando acionadas já estão disponíveis regularmente na Europa e nos Estados Unidos.

Os estudos indicam que futuramente o consumidor terá ainda menos tempo e mais atividades, os produtos e suas embalagens deverão acompanhar este modo de vida, pois novos hábitos dos consumidores exigem novas embalagens, representando oportunidades que a indústria deverá estar atenta.

Sobre a ESPM

A Escola fundada em outubro de 1951, por Rodolfo Lima Martensen, nasceu como “Escola de Propaganda de São Paulo”, e contou com o apoio decisivo de um grupo de publicitários da época e de Pietro Maria Bardi, diretor do Masp. No ano seguinte, a primeira turma de alunos ingressava para a escola. A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos e considerada centro de excelência no ensino da propaganda, marketing, administração de empresas, design, gestão, negócios internacionais e, atualmente, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Fonte: Tamer
Autor: Adriana Tornero
Revisão e edição: Luiza Müller

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