TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ruas de Porto Alegre não terão mais sacos de lixo à mostra
   
     
 


05/08/2010

Ruas de Porto Alegre não terão mais sacos de lixo à mostra
Eles serão depositados em contêiners, deixando a cidade mais limpa. O novo processo, anunciado pelo prefeito José Fortunati, começa no próximo ano, com um piloto no Centro Histórico
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Contêineres serão utilizados para evitar que o lixo seja jogado nas ruas
Contêineres serão utilizados para evitar que o lixo seja jogado nas ruas

A prefeitura deve iniciar em 2011 o processo de conteinerização do lixo na cidade. O anúncio foi feito hoje, 5, pelo prefeito José Fortunati, durante a abertura do 2º Seminário do Plano Diretor de Resíduos Sólidos de  Porto Alegre. De acordo com o prefeito, haverá um projeto-piloto na região central da cidade. "Não veremos mais sacos jogados na rua, é sujeira e questão de saúde pública. É uma coleta qualificada que tornará a cidade mais limpa e dará mais qualidade de vida à população."  (fotos)

O evento é realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com o objetivo de discutir alternativas modernas para o tratamento do lixo. Além de Fortunati, o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, participou da abertura do evento que se realiza até as 17h, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. (vídeo)

O prefeito também destacou a importância de debater conceitos modernos no tratamento do lixo. "Nosso desejo é aperfeiçoar ainda mais as políticas públicas e dar melhor destino aos resíduos sólidos, mas também buscar um maior engajamento da sociedade, mostrando a necessidade da separação dos lixos", enfatizou. Além da coleta, Fortunati falou da preocupação com o destino final do lixo. "Também estamos analisando alternativas para o destino final desse lixo, sempre de acordo com as normas mais rígidas da área ambiental".

Reciclagem - Para o Fortunati, o maior desafio ainda é o engajamento da sociedade na coleta seletiva. Segundo ele, é preciso avançar em processos educativos nas escolas, com campanhas de motivação e conscientização da população. "Além de fazer bem ao meio ambiente, ajuda na geração de renda com trabalho para milhares de famílias nos galpões de reciclagem", afirmou o prefeito, ao lembrar que a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos implica na responsabilização de empresas, desonerando o poder público.
  
Segundo o diretor-geral do DMLU, o seminário é de extrema importância no que diz respeito à busca de novas formas de descartar de forma adequada o material que a população joga fora. "Porto Alegre é pioneira em coleta seletiva. É a primeira capital do Brasil que realiza a separação do lixo com destino adequado aos resíduos".

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br