TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Mostra de animação canadense no Unibanco Arteplex começa nesta sexta-feira (3)
   
     
 


03/09/2010

Mostra de animação canadense no Unibanco Arteplex começa nesta sexta-feira (3)
Retrospectiva de "Animação Canadense – O Melhor do National Film Board of Canada" faz parte do Canadá nos Pampas 2010

O Consulado Geral do Canadá em São Paulo e o Escritório Comercial do Governo do Canadá em Porto Alegre em parceria com o Unibanco Arteplex de Porto Alegre e o National Film Board of Canada, apresentarão entre os dias 3 e 8 de setembro a Retrospectiva de Animação Canadense: O Melhor do National Film Board of Canada que proporcionará aos admiradores do cinema de animação uma abrangente produção de filmes do gênero dos últimos 60 anos da entidade canadense. As exibições acontecerão no Unibanco Arteplex, no Bourbon Shopping Country. 

Esta retrospectiva inclui 47 obras recentes e antigas, ganhadores de prêmios do Canadá e internacionais incluindo 3 Oscars, com produções datadas desde 1952 a 2002, que representam diversas gerações e correntes artísticas utilizando técnicas de animação variadas e criativas. Os temas abordados na retrospectiva vão do valor da amizade, da inclusão social e dos direitos da criança à dependência dos seres vivos do equilíbrio da natureza, à passagem do tempo e às reflexões da convivência social no mundo atual.
 
A mostra será complementada por uma seleção de trabalhos, raramente exibidos no Brasil, de cineastas contemporâneos como "Ludovic" de Co Hoedeman, "Neighbours" (Vizinhos), de Norman McLaren (considerados por muitos especialistas como o pai da animação) e "The Cat Came Back (O gato voltou)" de Cordell Barker apresentado recentemente no Anima Mundi 2010.
 
Os filmes da retrospectiva foram organizados em 10 programas divididos por áreas de interesse segundo a idade do público. Quatro programas para crianças de todas as idades, três para crianças a partir de 09 anos e outros três para jovens e adultos.
 
A National Film Board of Canada surgiu em 1939, como uma espécie de serviço cultural oficial do Canadá. A instituição tem como objetivo a produção e distribuição de filmes e demais produtos audiovisuais que expressem o Canadá para seu próprio povo e para o resto do mundo. O departamento de animação foi criado em 1942 por John Grierson (1898 -1972), diretor e produtor cinematográfico inglês, de origem escocesa. Grierson é considerado o principal teórico e iniciador da célebre escola documentarista inglesa em 1929. A NFB tornou-se um ambiente de grande experimentação de técnicas e linguagem, produzindo uma quantidade impressionante de trabalhos de qualidade. Reconhecida internacionalmente e vencedora de prêmios em Festivais de todo o mundo, a NFB também inspirou a criação de outras iniciativas semelhantes em outras partes do planeta. 
 
Este evento faz parte do "Canadá nos Pampas 2010"
 
A "Retrospectiva de Animação Canadense - O Melhor do National Film Board of Canada" faz parte da programação de atividades do "Canadá nos Pampas 2010", uma série de eventos comerciais, educacionais, culturais e de turismo organizados entre os dias 28 de agosto e 9 de setembro na Expointer, na cidade de Esteio e em Porto Alegre.
 
"Canadá nos Pampas 2010" é uma iniciativa de promoção canadense liderada pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo e pelo Escritório Comercial do Governo do Canadá em Porto Alegre, com o patrocínio de: Air Canada, Canadian Beef Breeds Council (CBBC), Canadian Tourism Commission (CTC), Export Development Canada (EDC), Foreign Affairs and International Trade Canada (DFAIT), Holstein Canada, Invest in Canada, KPMG, Manitoba Trade and Investment, MCX Investimentos e Service d´exportation Montérégie Est (SEME).
 
O evento conta com o apoio de: Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Cavaleiros da Paz, CKUA Radio Network, Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, Expointer, Escritório do Quebec, FARSUL / SENAR, FIERGS / CIN, George Brown College, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Jersey Canada, Manitoba Trade and Investment, National Film Board of Canada, PUCRS, Red River College, Unibanco Arteplex e Vinhos do Brasil.
 
Para ver a programação completa do Canadá nos Pampas 2010, visite o site: www.canadanospampas2010.com.br.
 
SERVIÇO
 
Retrospectiva de Animação Canadense: O Melhor do National Film Board of Canada
Local: Unibanco Arteplex - Bourbon Shopping Country
Porto Alegre - RS
Data: Sexta-feira, 3 - 9 de setembro de 2010
 
Programas
 
Retrospectiva de Animação Canadense
O Melhor do National Film Board of Canada
 
UNIBANCO ARTEPLEX PORTO ALEGRE
Sala: 2
Exibição: DVD - Horário: 18h
 
Dia 03/09 (sexta-feira) - 18h
 
Programa 1A (para maiores de 14 anos) - Total: 50' 20''
 
The Big Snit (O caos), 1985, Richard Condie, 9'49"
Esta animação, maravilhosamente maluca e possuidora de um humor inesperado, é um olhar sobre dois conflitos simultâneos: o macrocosmo da guerra nuclear e o microcosmo da discussão doméstica, e como estes conflitos são resolvidos.
 
This is the House that Jack Built (Este é a casa que Jack constriu), 1967, Ron Tunis, 8'02"
Uma gozação em cima da ambição e do consumismo.
 
Special Delivery (Entrega especial), 1978, Eunice Macaulay/John Wladen, 7'07"
Uma comédia de humor negro sobre adultério, morte .. e o sindicato das entregas especiais. Ganhadora do Oscar.
 
My Financial Career (Minha carreira financeira), 1962, Gerald Potterton, 6'30"
Relato da primeira experiência, não tão boa, entre um jovem e seu banco.
 
Neighbours (Vizinhos), 1952, Norman McLaren, 8'10"
Parábola sobre duas pessoas que entram em conflito pela posse de uma flor.
 
Hunger (A fome), 1974, Peter Foldes, 11'22"
Filme cruel, mas verdadeiro. O destino de um homem que vive só para comer.
 
Programa 2A (para maiores de 14 anos) - Total: 48' 53''
 
The Bead Game (A história de pérolas), 1977, Ishu Patel, 5'35"
Milhares de contas são arrumadas e manipuladas, assumindo formas de criaturas, tanto místicas quanto reais, que continuamente se devoram, se fundem e se absorvem em uma explosão de cores.
 
Paradise (Paraíso), 1984, Ishu Patel, 15'20"
Dentro de um resplandescente castelo, ave de plumagem colorida anseia pelo que vê, somente para descobrir que uma gaiola de ouro não pode competir com a liberdade do céu aberto.
 
How Wings are Attached to the Backs of Angels (Como asas são ligadas às costas dos anjos), 1996, Craig Welch, 11'05"
Exposição surrealista onde conhecemos um homem obsecado em controlar. Suas engenhocas manipulam, mas isolam.
 
When the Day Breaks (Quando amanhece), 1999, Wendy Tilby/Amanda Forbis, 9'40"
Após presenciar a morte acidental de um estranho, Ruby procura consolo na cidade à sua volta e acaba por encontrá-lo nos lugares mais surpreendentes.
 
The Threshold (O limiar), 1998, Suzanne Gerrais, 7'53"
Um retrato das adaptações - algumas vezes fáceis, algumas vezes difíceis, por que toda familia de imigrantes deve enfrentar, ao chegar no Canadá.
 
Dia 04/09 (sábado) - 18h
 
Programa 1C (livre) - Total: 42' 24''
 
Snow Cat (O gato da neve), 1998, Sheldon Cohen, 22'58"
Elsie, que mora numa casa isolada no Norte distante, deseja desesperadamente ter um animal de estimação para fazer-lhe companhia. Cheia de sabedoria e sensibilidade, esta história emocionante é perfeita para a sensibilidade de uma criança.
 
Christopher Changes his Name (Christopher muda o seu nome), 2000, Cilia Sawadogo, 6'30"
Christopher detesta seu nome - é muito comum! Ele o muda e descobre quão especial era seu nome verdadeiro.
 
The Cora Player, 1996, Cilia Sawadogo, 7'05"
Dois jovens africanos de classes sociais diferentes querem desafiar a tradição e ser livres para se amar.
 
The Tournament, 1995, Francine Desbiens, 6'31"
Uma garotinha surda que joga contra um garoto arrogante num torneio de xadrez não se deixa afetar pelo seu escárnio mas responde calorosamente às atenções de um jovem poeta.
 
Programa 2C (livre) - Total: 40' 79''
 
Ludovic - The Snow Gift (Ludovic, o presente da neve), 2001, Co Hoedeman, 14'24"
Conto terno e encantador que evoca a relação aconchegante entre a criança e seu brinquedo predileto, permitindo um vislumbre ao mundo mágico e misterioso da infância.
 
The Sand Castle (O castelo de areia), 1977, Co Hoedeman, 13'12"
Filme de animaçao, cujo personagem principal é o Homem de areia, que tem mágica nas mãos para esculpir estranhas criaturas de areia e dar-lhes vida.
 
Roses Sing on New Snow (As rosas cantam na neve fresca), 2002, Yuan Zhang, 7'04"
Maylin prepara refeições de dar água na boca no restaurante do seu pai em Chinatown, mas seu pai e seus irmãos ficam com a fama.
 
From Far Away (De longe), 2000, Shira Avni/Serene El-haj Daoud, 6'39"
História comovente de Saoussan, uma menininha que luta para se adaptar a um novo mundo depois que foi desalojada de sua terra arrasada por uma guerra.
 
Dia 05/09 (domingo) - 18h
 
Programa 3C (livre) - Total: 38' 77''
 
The Tender Tale of Cinderella Penguin (O conto da Cinderela Pinguim), 1981, Janet Perlman, 9'57"
Desenho animado que mostra com muita graça e imaginação a história de Cinderela representada por pinguins.
 
The Cat Came Back (O gato voltou), 1988, Cordell Barker, 7'37"
Curta hilariante de animação baseado numa velha canção folclórica do mesmo nome.
 
When the Dust Settles (Quando o pó baixa), 1997, Louise Johnson, 7'11"
O vento das pradarias não é o responsável pela sujeira que voa neste filme : os culpados são vizinhos roedores com um apetite nada amistoso pela raiva e pela vingança.
 
Lights for Gita (Luzes para Gita), 2001, Michel Vo, 7'34"
Gita, de 8 anos de idade, mal pode esperar para comemorar Divali, o festival hindu de luzes de sua cidade natal. Só que, onde ela está agora não é nada como Nova Delhi, de onde ela vem.
 
The Owl who Married a Goose: An Eskimo Legend (A coruja que se casou com um ganso), 1974, Caroline Leaf, 7'38"
Conto Inuit sobre um ganso que se deixa cativar pelos encantos de uma coruja.
 
Programa 4C (livre) - Total: 41' 21''
 
Dinner for Two (Jantar para dois), 1996, Janet Perlman, 7'18"
A paz na mata é quebrada quando dois camaleões se envolvem em um conflito com resultados catastróficos.
 
The Magic of Anansi (A mágica de Anansi), 2001, Jamie Mason, 6'51"
Anansi, a aranha, está cansada de ser desprezada pelos animais da floresta só porque suas teias não capturam insetos.
 
With Grandma (Com vovó), 1999, Françoise Hartmann, 9'23"
Quando seus pais a deixam sózinha pela primeira vez, Madeleine os vê partir com lágrimas nos olhos. Felizmente, sua avó lá está para fazê-la sair da tristeza.
 
How Dinosaurs Learned to Fly (Como os dinossauros aprenderam a voar), 1995, Munro Ferguson, 5'58"
Os dinossauros estavam procurando por encrenca: não comiam nada que não fosse porcaria, nunca escovavam os dentes, ficavam acordados até tarde. Os antigos mamíferos os alertavam: "Vocês vão se tornar extintos se continuarem com isto". Eles riam ... e através dos tempos, transformaram-se em pássaros.
 
Christopher, please clean up your room! (Christopher, por favor, arruma o seu quarto!), 2001, Vincent Gauthier, 6'58"
Christopher é uma criança e tanto. Ele é maneiro, é legal e é esperto. Mas tem um problema: é baguncento.
 
Every Child (Toda criança), 1979, Eugene Fedorenko, 6'13"
Filme produzido a pedido da UNICEF, ilustra o direito de toda criança a ter um nome e a ter uma nacionalidade.
 
Dia 06/09 (segunda-feira) - 18h
 
Programa 3A (para maiores de 14 anos) - Total: 52' 68''
 
Sunrise Over Tiananmen Square (Amanhecer na Praça Tiananmen), 1998, Shui-Bo Wang, 29'25"
Retrato visual auto-biográfico de um artista chines que viveu na China nos anos turbulentos da Revolução Cultural e dos anos que a seguiram.
 
The Lighthouse (O farol), 1997, Pierre Veilleux, 8'06"
Uma fábula evocativa das falhas da ambição humana.
 
A Chairy Tale (Um conto de cadeiras), 1957, Norman McLaren, 10'05"
Um conto de fadas moderno, contado sem palavras pelo artista Norman McLaren.
 
Transfigured (Transfigurado), 1998, Stephen Arthur, 5'32"
Borboletas, tótens e satélites. Linhas incisivas e retalhos de cor. Imagens inspiradas pela arte aborígene da Costa Oeste, pela natureza e pela experiência pessoal.
 
Dia 07/09 (terça-feira) - 18h
 
Programa 1B (para maiores de 11 anos) - Total: 40' 59''
 
La Salla, 1996, Richard Condie, 8'11"
Em La Salla, o conto clássico a respeito da tentação nos é revelado sob a forma singular de uma ópera cômica.
 
Strings (Cordas), 1991, Wendy Tilby, 10'18"
Uma abotoadura perdida, um amor perdido, a lua entrando pela janela, o Titanic deslizando ao encontro do desastre : Strings sugere mundos de amores, perdas, mas, também de possibilidades
 
Bob's Birthday (O aniversário de Bob), 1993, Alison Snowden/David Fine, 12'18"
Uma festa-surprêsa de aniversário pode ser arriscada, especialmente quando o convidado de honra completa 40 anos!
 
The Street (A rua), 1976, Caroline Leaf, 10'12"
Filme de animação que não poupa sentimentos, nem mede palavras. É um relato quase que embaraçosamente franco de como várias familias lidam com seus familiares mais velhos e enfêrmos.
 
Programa 2B (para maiores de 11 anos) - Total: 39' 10''
 
Village of Idiots (A vila dos bobos), 1999, Eugene Fedorenko/Rose Newlove, 13'
Adaptado de uma lenda folclórica judaica, A Vila dos Bobos trata da história da nova vida de Shmendrik e a misteriosa semelhança com sua vida antiga; oferecendo uma tomada humorística de nossa tendência a romancear aquilo que não temos.
 
Strange Invaders (Invasores estranhos), 2001, Cordell Barker, 8'27"
Roger e Doris vivem uma vida calma e confortável até que certa noite são despertados pela chegada de um visitante estranho : uma criança - a resposta aos seus sonhos! A vida como o casal conhecia já era. Eles agora são uma familia e é um pesadelo!
 
George and Rosemary (George e Rosemary), 1987, Alison Snowden/David Fine, 8'48"
George e Rosemary é uma comédia romantica animada sobre um casal nos anos dourados que prova que a paixão não é exclusividade dos mais jovens.
 
What on Earth! (A terra é habitada!), 1996, Les Drew/Kaj Pindal, 9'35"
Para um visitante marciano, parece que a terra é habitada por automóveis! E talvez ele esteja certo!
 
Dia 08/09 (quarta-feira) - 18h
 
Programa 3B (para maiores de 11 anos) - Total: 41' 43''
 
Under the Weather (De molho), 1997, Tali, 6'10"
Na praia um grupo de turistas toma banhos de sol sob um céu nublado. Estranho? Mas, parecem felizes. De repente, o sol aparece . Boas notícias? Não necessariamente. Conforme o sol vai ficando mais forte, menos pessoas ficam na praia. Um filme de animação com um final surpreendente.
 
Divine Fate (Destino divino), 1993, Ishu Patel, 10'45"
Um conto de advertência em prol do meio ambiente. Uma metáfora para os nossos dias.
The End of the World in Four Seasons (O fim do mundo em quatro estações), 1995, Paul Driessen, 12'57"
8 histórias se desenrolam simultaneamente na tela nesta engenhosa comédia de humor negro para acompanhar « As quatro estações » de Vivaldi.
 
Frank the Wrabbit, 1998, John Weldon, 9'06"
O que acontece com um « Wrabbit », muito inteligente, quando as cenouras com as quais ele
se alimenta desaparecem? Ele adapta e é bem sucedido da maneira mais extraordinária possível.
 
M.C. Escher: Sky and Water (M.C. Escher: céu e agua), 1998, Gayle Thomas, 3'25"
A arte de M.C. Escher (estampador holandes) nunca deixa de fascinar e surpreender. Sky and Water (Céu e Água) de M.C. Escher mistura a animação tradicional com a animação por computador. Uma homenagem apropriada para o centésimo aniversário de um mestre.

Fonte: Consulado Geral do Canadá em São Paulo
Autor: Assessoria de Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br