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Revendas Liquigás rumo à qualidade total
   
     
 


03/09/2010

Revendas Liquigás rumo à qualidade total
Distribuidora está qualificando sua rede de revendas, com foco na qualidade de produtos e serviços e no relacionamento com os clientes e consumidores

O planejamento estratégico da Liquigás define que a atividade de entrega ao consumidor final deve ser realizada, através de revendedores autorizados, porque são essas empresas que fazem à entrega nas residências com mais rapidez, agilidade e a um custo menor.

Eis aí a necessidade das mesmas estarem bem estruturadas, treinadas, capacitadas e motivadas, para acompanhar o mercado altamente competitivo e atender aos consumidores exigentes pela qualidade de bons serviços prestados.

É com base nos fatos acima mencionados que a Liquigás busca constantemente qualificar a sua rede de revendas, com foco na qualidade de produtos e serviços e no relacionamento com os clientes e consumidores.
 
Embasado nisso, a equipe da GME-SUL (Gerência Mercado Envasado Sul) buscou em outubro de 2008, o assessoramento da empresa Perda Zero Assessoria Empresarial para o desenvolvimento de um projeto piloto, que objetivou a implantação do Programa da Qualidade Total para revendedores. Num primeiro momento, este projeto buscou qualificar um grupo de 23 revendas, subdivididas em dois núcleos de treinamento: um em Canoas/RS e o outro em Santa Maria/RS (para as revendas do interior).
 
O programa compreendeu cinco módulos, com período de outubro/2008 a fevereiro/2009. Através de metodologia e ferramentas da qualidade, visou aperfeiçoar o padrão dos serviços prestados gerando: maior satisfação dos clientes e consumidores; maior consolidação da marca e conseqüentemente aumentar o market-share e a lucratividade.
 
O Módulo I teve início em outubro de 2008, em Canoas/RS, e contou com a participação de 40 integrantes entre gerentes, consultores, revendedores, colaboradores e supervisores.  O tema abordado neste encontro foi a Introdução a Gestão para a Qualidade Total e Critérios de Excelência (PNQ/PGQP) com duração de 8 horas e tendo como objetivos:
 
- demonstrar aos participantes a Importância da Qualidade, na gestão das organizações, visando maior produtividade e competitividade;
- introduzir a metodologia pertinente de gestão da qualidade com base na melhoria contínua dos processos e produtos;
- apresentar aos participantes o que as empresas estão fazendo para tornarem-se mais competitivas.
 
A primeira etapa foi realizada com pleno sucesso, atingindo as expectativas dos participantes. O grupo participou com entusiasmo de todas as atividades e debates demonstrando comprometimento com a empresa e satisfação com o conteúdo desenvolvido, uma vez que este só tem a agregar valores ao nosso negócio.
 
O Módulo II abordou a Implantação e Manutenção do Programa 5S`s. Já o Módulo III Gerenciamento da Rotina. Na seqüência, o Módulo IV, Planejamento Estratégico e, por fim, o Módulo V Gerenciamento pelas Diretrizes.
 
Em complementação ao conteúdo desenvolvido nas aulas de treinamento, cada revenda pode contar com a assessoria da empresa Perda Zero de 04 horas quinzenais, para implantação das atividades teóricas que foram recebidas.
           
O programa de treinamentos além de aprimorar a qualidade dos serviços, deu embasamento às revendas, preparando-as para participar do PGQP (Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade).
 
O QUE É O PGQP?
 
O PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) atua na promoção da competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhões de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 8,9 mil organizações associadas e uma rede de 79 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade. O programa tem por objetivo estimular, articular e promover ações visando tornar competitivos os produtos e serviços das organizações por meio da melhoria da qualidade e produtividade.
 
O processo de candidatura, avaliação e julgamento é rigoroso e dura cerca de um ano. Avalia a gestão em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio Qualidade RS, as interessadas precisam ter adesão ao PGQP e é recomendado participar das três etapas do Sistema de Avaliação: treinamento, auto-avaliação e avaliação externa, além de elaborar o relatório da gestão e receber a visita de uma dupla de examinadores e julgamento de uma comissão de juízes.
 
O Prêmio, também chamado de “Oscar Brasileiro da Qualidade”, foi criado em 1996 pelo PGQP, viabilizando as vencedoras um reconhecimento e visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade, reconhecimento da força de trabalho e maior auto-estima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão, preconizadas no modelo de Excelência da Gestão. A premiação abrange quatro categorias: medalha de bronze, troféu bronze, prata e ouro.
 
Em toda a história do Prêmio Qualidade RS (de 1996 a 2010), foram 1.730 candidatas, totalizando 1.044 reconhecimentos e 555 organizações diferentes premiadas. Ao todo, já foram treinados 4.684 examinadores, dos quais 2.629 atuaram nas visitas às candidatas.
 
MEDALHA DE BRONZE PARA REVENDAS LIQUIGÁS
 
O PGQP entregou em julho 2010, troféus e medalhas às 91 organizações vencedoras, escolhidas entre as 166 que se inscreveram na 15º edição do prêmio. Dentre elas, foram agraciadas com medalha de bronze duas revendas Liquigás: Dalponte Comércio e Transporte de Gás - Passo Fundo/RS e Comercial de Gás San Izidoro – Cachoeirinha/RS. Um longo trabalho que iniciou em 2008, através dos treinamentos promovidos pela Liquigás a 23 revendas, destacando-se as duas em práticas de gestão e qualidade.
 
Dalponte Comércio e Transporte de Gás
 
A Dalponte tem sede em Passo Fundo, no Planalto Médio do Estado. Sua principal atividade é o comércio de gás liquefeito de petróleo, como distribuidora da Liquigás para os canais consumidores final, industrial, ponto de revenda e órgãos públicos. Sua área de abrangência limita-se a cidade de Passo Fundo, onde detém uma participação de 26% do mercado consumidor, sendo a maior da cidade. Seu principal produto é o GLP envasado em botijões de 13 kg e 45 kg.
 
O empreendedorismo e a competitividade dos dias atuais fizeram a Dalponte despertar para a necessidade da busca pela excelência, “definindo assim a visão de futuro, missão e os valores, de modo a disseminar e conscientizar todos os envolvidos em sua atividade, da importância do bom atendimento, do clima entre a força de trabalho, como da ética na organização”, destaca Sr. Sérgio Maldonado – Sócio da revenda.
 
Comercial de Gás San Izidoro
 
A Comercial de Gás San Izidoro, fundada em 1970, é uma das maiores revendas de gás liquefeito de petróleo (GLP) do Rio Grande do Sul, tendo 50 mil clientes ativos no ano de 2009 e respondendo por 34% do mercado das cidades de Cachoeirinha, Gravataí e Glorinha, cidades que concentram 7% de todo o mercado gaúcho. Seus novos clientes, no ano passado, quase dobraram em relação ao ano anterior e as pesquisas de satisfação dos clientes chegaram a um patamar bastante elevado para o segmento, 93,20%, mais que o dobro da empresa considerada como referência no mercado.
 
“A busca pela gestão da qualidade foi crescendo e, em 2008, a empresa foi estruturada com base nos oito critérios de excelência do PGQP, práticas que foram decisivas no crescimento da organização”, declara Sr. Paulo Gafforelli – Sócio da revenda.

Fonte: Liquigás Gerência Mercado Envasado Sul
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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