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O Procon-PB notificou os bancos para adequação do CDC na greve que está sendo deflagrada em todo o Estado. A iniciativa tem por objetivo minimizar possíveis problemas que os consumidores poderão ter, tendo em vista ao movimento que afetará todos os consumidores usuários do serviço bancário na Paraíba. "A nossa idéia é prevenir um caus maior, sabendo que a responsabilidade, mesmo nessas circusntâncias é dos Bancos, de acordo com o Art.22, entre outros do CDC", informa o Chefe de Fiscalização e Pesquisa, Helton Renê.
De acordo com as informações do órgão, os bancos tem se comportado de forma prejudicial junto aos consumidores. Os dados são do SINDEC (Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor). A cada ano, as reclamações contra assuntos relacionados às instituições financeiras vêm aumentando, figurando em segundo lugar no ranking das áreas mais reclamadas no Procon-PB.
O direção de desfesa dos consumidores informa que vai se reunir com representantes dos Bancos do Brasil, Santander, Caixa, Bradesco, entre outros a fim de iniciar procedimentos que não causem qualquer transtorno ao consumidor como pagamento de fatura em atraso, juros no periodo, cartão de crédito etc."O setor já é deficitário costumeiramente e com essa greve, a tendência é se agravar. O que não pode ocorrer é a penalização sistemática do consumidor", finaliza Renê.
Mesmo no momento de greve, caso o consumidor venha a se sentir prejudicado, deverá imediatamente registrar uma reclamação junto ao Procon para evitar prejuízos em relação a juros e mora pelo atraso de pagamentos ou na impossibilidade de receber salário.