TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Eletrobrás e Inmetro lançam Etiqueta de Eficiência Energética em edifícios comerciais e públicos
   
     
 


22/10/2010

Eletrobrás e Inmetro lançam Etiqueta de Eficiência Energética em edifícios comerciais e públicos
Cinco prédios receberão as primeiras etiquetas

A Eletrobrás e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançam nesta quinta-feira, 2 de julho, às 11h, a Etiqueta de Eficiência Energética em edificações comerciais, de serviços e públicos.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e os presidentes da Eletrobrás, José Antonio Muniz, e do Inmetro, João Jornada, participarão do lançamento na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP - Rua Dona Veridiana, 55, Santa Cecília, São Paulo).

Cinco prédios receberão as primeiras etiquetas: uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Curitiba; a sede administrativa da CEF em Belém (PA); e os projetos da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) em Criciúma, da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP), em Nova Palhoça (SC) e do Laboratório da Engenharia Ambiental (Cetragua), da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

O vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Édilo Ricardo Valadares, e os representantes das demais entidades receberão a etiqueta – uma placa de aço em tamanho real A4 - das mãos do presidente do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE), Paulo Leonelli, do Ministério das Minas e Energia.

Também estarão presentes os presidentes do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, e o presidente do Conselho Deliberativo do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Marcelo Takaoka.

Economia pode chegar a 50%


A Etiqueta de Eficiência Energética em edificações faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobrás. O objetivo é incentivar a elaboração de projetos que aproveitem ao máximo a capacidade de iluminação e ventilação natural das construções, levando a um consumo menor de energia elétrica. Assim como os eletrodomésticos que fazem parte do PBE, os projetos de arquitetura serão analisados e receberão etiquetas com graduações de A a E de acordo com o consumo de energia.

As edificações dos setores residencial, comercial e públicas são responsáveis por aproximadamente 45% do consumo de energia elétrica no Brasil, que se dá principalmente em forma de iluminação artificial e climatização de ambientes. A economia de eletricidade conseguida por meio da arquitetura bioclimática pode chegar a 30% em edificações já existentes (se passarem por readequação e modernização) e a 50% em prédios novos, que contemplem essas tecnologias desde o projeto.

Após o lançamento, será realizada uma coletiva no mesmo local.

Serviço:

Lançamento da Etiqueta de Eficiência Energética em edifícios comerciais, de serviços e públicos
Data: 2 de julho
Horário: 11h
Local:  SindusCon-SP - Rua Dona Veridiana, 55, Santa Cecília, São Paulo

Fonte: CDN
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br