TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Escala cria projeto sustentável para Colégio Anchieta
   
     
 


24/10/2010

Escala cria projeto sustentável para Colégio Anchieta
Campanha com peças sustentáveis está alinhada às práticas adotadas pela escola
Praticar a sustentabilidade em cada ação é a nova bandeira da Escala, em um momento em que a comunicação se volta, cada vez mais, para as causas “verdes”. Mas não basta comunicar, é preciso enxergar formas de disseminar a adoção de práticas sustentáveis e pulverizar na sociedade maneiras de alcançar atitudes que façam realmente diferença. Com este olhar, a Escala foi além da campanha publicitária e desenvolveu todo um plano de comunicação sustentável para o Colégio Anchieta, de Porto Alegre, maior escola particular do Rio Grande do Sul com 2.980 alunos.

Foram duas frentes de trabalho. A primeira, a nova campanha desenvolvida pela agência, disseminada na web desde 15 de outubro. “A Internet, com seu enorme poder de alcance e disseminação de ideias, não será utilizada somente para divulgar a campanha, mas também para mobilizar as pessoas em prol da sustentabilidade”, conta a coordenadora de comunicação e marketing Ana Klein. Para isso, foi criada uma estratégia de relacionamento e interatividade com os internautas, e um hotsite (www.acendaestaideia.com.br ) para estimulá-los a práticas sustentáveis no dia a dia, como apagar uma lâmpada de suas casas, provando que pequenos atos, quando unidos, podem fazer uma grande diferença para o planeta.

Para a campanha na mídia há outdoors produzidos com lona feita de garrafas pet e front lights impressos no verso de lonas reutilizadas – com as quais serão produzidos estojos posteriormente doados para organizações sociais da cidade. A mensagem da propaganda também inovou. A campanha de matrículas, criada pela Escala, ao invés de falar sobre o próprio colégio, convida as pessoas a adotarem práticas mais sustentáveis, como mostram os anúncios: “Esta lotação elimina a necessidade de muitos carros virem para o trânsito” e “Este jornal pode levar informações a mais pessoas se você emprestá-lo”.

Um dos desafios mais interessantes vividos pela equipe da Escala foi criar um spot de rádio sustentável. Sem a possibilidade de substituir materiais como papéis, lonas e tinta para a escola trazer à tona o debate sobre a economia de recursos, a agência gravou o spot com o mínimo necessário: apenas um locutor e um computador – e com todas as luzes apagadas. O resultado? Economia equivalente ao consumo de oito aparelhos de ar-condicionado, 29 lâmpadas e 14 computadores durante o período de gravação. O spot está em um vídeo que está disponível no site do colégio (www.colegioanchieta.g12.br).

“Acreditamos que para uma empresa ter credibilidade no conceito que deseja transmitir o primeiro passo é estar profundamente conectada com suas práticas internas”, comenta a diretora de negócios da Escala, Kenya Couto. Por esta razão, a Escala desenvolveu um novo caminho para este cliente, um planejamento sustentável com o Colégio Anchieta que acabou por mexer até na grade curricular, adotando debates em torno do lixo, coleta seletiva, horta, alimentação, combustíveis, energia, entre outros assuntos, que passaram a ser discutidos e vividos pelos alunos em sala de aula. A partir de 2011, a proposta é todas as disciplinas estejam articuladas em torno deste tema. Práticas como campanhas internas para economia de papel, água e energia, além de compras verdes também foram adotadas pela instituição.

A Escala propôs ao colégio a contratação de consultores para desenvolverem um projeto 360 graus com o foco em sustentabilidade. Esses profissionais mapearam as dependências da escola e os planos pedagógicos, realizando um profundo inventário de todas as práticas e possibilidades de se tornar mais sustentável. Todo plano pedagógico da instituição está sendo reformulado para agregar o tema nas disciplinas que compõem a grade curricular. Além disso, os boletins informativos de matrículas passaram a ser impressos em papel Kraft e com ecofont, que poupa até 30% de tinta, e a escola adotou lápis feitos com madeira de reflorestamento e papel semente, que pode ser replantado.

Escala, uma agência sustentável

O processo de criação desse planejamento de ações sustentáveis criou raízes e já permeia todas as áreas da agência, fruto de uma reunião entre os diretores de criação Régis Montagna e Eduardo Axelrud, e todo o time de criadores da agência. “Houve uma mudança interna na Escala, nossa área de conexões passou a ter um novo olhar sobre as possibilidades de comunicação”, explica Kenya. Ali foi lançado o desafio para que todos pensassem em novas formas de agir de maneira sustentável na produção de todas as etapas da campanha. “Não acreditamos em um núcleo que trabalhe a sustentabilidade. Esta é uma pauta que deve fazer parte da rotina e estar na cabeça de todos”, explica Kenya.

Fonte: Infixo
Autor: Marina Ferriello
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br