FUSION HYBRID: TENDÊNCIA GLOBAL COM PIONEIRISMO, LIDERANÇA, GARANTIA E SATISFAÇÃO
O Ford Fusion Hybrid destaca-se no mercado americano por oferecer alto padrão de qualidade e ter um dos mais altos índices de satisfação do cliente. Essa mesma experiência vitoriosa a Ford está trazendo para o Brasil com a linha Fusion. São três anos de garantia e, no caso da bateria elétrica do Hybrid, a garantia chega a 8 anos. No Brasil, a Ford é a pioneira na introdução do modelo no segmento de híbridos totais.
Atualmente, os híbridos representam a nova geração tecnológica que, ao contrário de outras alternativas em estudo, como as células de combustível, está pronta para ser usada e permite responder de forma prática e concreta aos desafios da sustentabilidade energética e ambiental. A tecnologia híbrida é considerada uma etapa importante e definitiva no segmento de carros elétricos.
Os híbridos estão conquistando cada vez mais espaço no mercado por ter vantagens operacionais e flexibilidade. E a tendência é se popularizar. Nos Estados Unidos, só este ano já foram vendidas mais de 175.000 unidades e o Ford Fusion Hybrid é o líder da categoria.
A Ford produz modelos híbridos desde 2003 nos Estados Unidos e a experiência acumulada em cinco linhas de produtos trouxe um grande know-how, que pode ser conferido pelos seus altos índices de satisfação e confiabilidade no mercado.
O Ford Fusion é, desde o lançamento, líder absoluto do segmento de sedãs de luxo no mercado brasileiro, onde tem hoje uma participação de 33% e soma mais de 44.700 unidades vendidas. O design arrojado, a elegância e o conteúdo de equipamentos com ótima relação custo-benefício estão entre as principais razões do seu sucesso, além de inovar sempre, oferecendo seguidas novidades aos consumidores.
Abertura das portas por teclas, sensor de estacionamento e sensor de pressão dos pneus foram algumas das novidades do modelo 2008. No modelo 2010, além do novo design, introduziu os motores 2.5 e 3.0 V6, transmissão automática de seis velocidades, controle eletrônico de estabilidade AdvanceTrac, ar-condicionado “dual zone” e o sistema SYNC de comunicação e entretenimento. Esses atributos ajudaram o carro a conquistar importantes prêmios, como os de “Carro do Ano da América do Norte 2010”, “Carro do Ano 2010 da Motor Trend” e “Top Safety Pick 2010”.
O Ford Fusion Hybrid 2011 é disponível em versão única, completa. Ele vem com: 7 air bags, transmissão continuamente variável e-CVT, partida silenciosa, tomada de 110 V, teto solar elétrico abertura das portas por teclas, acendimento automático dos faróis, controle eletrônico de estabilidade AdvanceTrac, direção elétrica, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação, sistema de segurança “Personal Safety System”, piloto automático, sistema SYNC multimídia com som Premium da Sony e 12 alto-falantes, sensor de pressão dos pneus, banco do motorista elétrico com 10 direções, chave configurável MyKey, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré e sensor de chuva.
Além disso, oferece outros atributos já conhecidos e admirados da linha, como: design moderno e imponente, amplo espaço interno para cinco ocupantes, acabamento interno sofisticado e com materiais de qualidade, sistema de iluminação ambiente em várias cores e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O conforto acústico é destacado tanto pela ausência de ruídos como pela qualidade do sistema de som, que transforma a cabine em um verdadeiro home-theater.
O Ford Fusion Hybrid inaugura um segmento novo no Brasil, no qual não existem competidores diretos. O preço de R$133.900 é compatível com tudo o que o carro oferece em termos de conteúdo de tecnologia e inovação, sem contar a economia de combustível.
Seu custo de manutenção também é acessível. A maioria dos componentes do carro é comum da linha Fusion, que conta com a cesta básica de peças mais barata da categoria. Além disso, ele vem com garantia total de 3 anos e oferece garantia de 8 anos para a bateria. Os 420 distribuidores da Rede Ford já estão recebendo treinamento específico na nova tecnologia para dar assistência técnica ao produto.
FORD FUSION: VERSÕES A GASOLINA SEGUEM O HYBRID E CHEGAM ATUALIZADOS E COMPLETOS
O Ford Fusion é a linha mais completa de veículos de luxo em seu segmento, oferecendo as versões "Hybrid", a 2.5 e a V6, estas duas a gasolina. Assim como a nova versão Hybrid, os modelos a combustão da linha 2011 também trazem muita criatividade na lista de equipamentos. Uma delas é a tecnologia MyKey, sistema que permite ao motorista programar diversas funções do carro na chave reserva por meio do computador de bordo para controlar, por exemplo, a velocidade máxima, o volume do rádio, o uso do cinto de segurança e a reserva de combustível do veículo.
O banco do motorista ganhou ajuste lombar elétrico, totalizando 10 direções de regulagem para aumentar a ergonomia e o conforto. O controle remoto passou a incorporar a função de abertura global e de um toque para os vidros dianteiros. Os retrovisores externos trazem um mini-espelho convexo no canto superior para a redução de pontos cegos.
Na versão V6, essa função conta com a ajuda do sistema de monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado. Outro recurso que facilita o estacionamento é a câmera de ré, com visor na tela de 8” do Sync Media System. O sensor de chuva, que aciona automaticamente os limpadores de para-brisa, também é novidade, assim como a transmissão automática seqüencial de seis velocidades com troca de marchas por um botão na manopla.
Por fora, a linha ganhou duas novas rodas de liga leve de 17”, específicas para as versões 2.5 e 3.0 V6, e quatro novas opções de cores da carroceria: prata Dublin, azul Dijon, azul Montecarlo e vermelho Bordeaux. As atuais preto Bristol, cinza Berlim, branco Sibéria e vermelho Córdoba permanecem.
Conteúdo e preço
O Ford Fusion 2.5 2011 oferece como principais equipamentos: 6 air bags, abertura das portas por teclas, acendimento automático dos faróis, transmissão automática de 6 velocidades, controle eletrônico de estabilidade AdvanceTrac, ar-condicionado digital “dual zone”, direção elétrica, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação, sistema de segurança “Personal Safety System”, piloto automático, sistema de som Premium da Sony com 12 alto-falantes, sensor de pressão dos pneus, banco do motorista elétrico com 10 direções, chave configurável MyKey e mini-espelho convexo no retrovisor.
Seu preço parte de R$ 82.160, ou R$ 86.160 com o teto solar elétrico opcional.
O Ford Fusion 3.0 V6 2011 traz, adicionalmente: transmissão automática sequencial de 6 velocidades com trocas por botão na manopla, sistema multimídia SYNC, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré e sensor de chuva. Ele custa R$ 103.360, ou R$ 107.360 com a opção de teto solar elétrico.
FORD FUSION 2011
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Modelo Fusion Hybrid
Motor:..................................................... 2.5 L DOHC Ciclo Atkinson I-4/ Elétrico
Número/disposição cilindros:............... 4 em linha
Cilindrada (cm3):.................................... 2.488
Diâmetro do cilindro (mm):................... 89,0
Curso dos embolos (mm):.................... 100,0
Válvulas:.................................................. 16
Injeção de combustível:......................... Digital; Multiponto e sequencial
Taxa de compressão:............................ 12,3:1
Potência máxima:.................................. 158 cv @ 6.000 rpm
Torque máximo:..................................... 184 Nm (18,8 kgfm) @ 2.250 rpm
Combustível:........................................... Gasolina/Elétricidade
Posição das válvulas:............................ 4 por cilindro no cabeçote
Tipo de comando:.................................. No cabeçote, com sistema variável de
abertura na admissão (i-VCT)
Tipo de acionamento de comando:..... Por corrente
Material dos cilindros:........................... Alumínio
Material do bloco:.................................. Alumínio
Bateria:................................................... 12 V/48 Ah/ 500 CCA
Alternador:.............................................. 12 V/ 150 A
Ignição:.................................................... Eletrônica multiponto seqüencial
Bateria de tração:.................................. 275 V
Motor elétrico
Potência máxima:.................................. 107 cv @ 6.500 rpm
Torque máximo:..................................... 225 Nm (22,9 kgfm)/ @ 3.000 rpm
Potência máxima combinada:.............. 193 cv @ 6.000 rpm
Desempenho
Velocidade máxima (km/h):.................. 180
Aceleração 0 a 100 km/h (s):............... 9,1
Consumo (km/l)
Urbano:.................................................... 16,4 (E22)
Estrada:................................................... 18,4 (E22)
(normas NBR-6601 e NBR-7024)
Transmissão
Modelo:................................................... Automática e-CVT
Diferencial:.............................................. 2,57:1
Freios:.................................................... A disco, dianteiro e traseiro, servo-assistido e
com sistema ABS de 4 canais e frenagem
regenerativa para recuperação de energia
Diâmetro do disco:................................ 300 mm (diant.)/ 279 mm (tras.)
Peso (kg)
Peso em ordem de marcha:................. 1.687
Distribuição do peso por eixo
Dianteiro:................................................ 991
Traseiro:.................................................. 696
Peso bruto total:..................................... 2.073
Peso máximo no eixo dianteiro:........... 1.099
Peso máximo no eixo traseiro:............. 974
Capacidades (L)
Porta-malas:........................................... 405
Tanque de combustível:......................... 66
Óleo do motor:........................................ 4,7
Sistema de refrigeração:...................... 6,5
Bitola dianteira/traseira (mm):.............. 1.658/ 1.557
Modelo Fusion 3.0 V6 24V
Motor:..................................................... 3.0L DOHC EFI V6
Número/disposição cilindros:............... 6 em V
Cilindrada (cm3):.................................... 2.976
Diâmetro do cilindro (mm):................... 89,0
Curso dos embolos (mm):.................... 79,5
Válvulas:.................................................. 24
Injeção de combustível:......................... Digital; Multiponto e sequencial
Taxa de compressão:............................ 10,3:1
Potência máxima:.................................. 243 cv @ 6.550 rpm
Torque máximo:..................................... 302 Nm (30,8 kgfm ) @ 4.300 rpm
Combustível:........................................... Gasolina
Posição das válvulas:............................ 4 por cilindro no cabeçote
Tipo de comando:.................................. No cabeçote, com sistema variável de
abertura na admissão (i-VCT)
Tipo de acionamento de comando:..... Por corrente
Material dos cilindros:........................... Alumínio
Material do bloco:.................................. Alumínio
Bateria:.................................................... 12 V/48 Ah/ 500 CCA
Alternador:.............................................. 12 V/ 150 A
Ignição:.................................................... Eletrônica multiponto sequencial
Desempenho
Velocidade máxima (km/h):.................. 180
Aceleração 0 a 100 km/h (s):............... 8,5
Consumo (km/l)
Urbano:.................................................... 7,3 (E22)
Estrada:................................................... 11,7 (E22)
(normas NBR-6601 e NBR-7024)
Transmissão
Modelo:................................................... Automática, 6 marchas à frente, com opção
de mudança manual
Relação de marchas
1ª :............................................................ 4,584: 1
2ª:............................................................. 2,964:1
3ª:............................................................. 1,912:1
4ª:............................................................. 1,446:1
5ª:............................................................. 1,000:1
6ª:............................................................. 0,746:1
Ré:........................................................... 2,943:1
Diferencial:.............................................. 3,208:1
Conversor de torque:............................. 1,95:1 +/- 0,1
Freios:.................................................... A disco, dianteiro e traseiro, servo-assistido e
com sistema ABS de 4 canais
Diâmetro do disco:................................ 300 mm (diant.)/ 279 mm (tras.)
Peso (kg)
Peso em ordem de marcha:................. 1.692
Distribuição do peso por eixo
Dianteiro:................................................ 1.003
Traseiro:.................................................. 689
Peso bruto total:..................................... 2.089
Peso máximo no eixo dianteiro:........... 1.144
Peso máximo no eixo traseiro:............. 1.000
Capacidades (L)
Porta-malas:........................................... 530
Tanque de combustível:......................... 62
Óleo do motor:........................................ 5,7
Sistema de refrigeração:...................... 10
Bitola dianteira/traseira (mm):.............. 1.567/ 1.557
Modelo Fusion 2.5 16 V
Motor:..................................................... 2.5L DOHC EFI I-4
Número/disposição cilindros:............... 4 em linha
Cilindrada (cm3):.................................... 2.488
Diâmetro do cilindro (mm):................... 89,0
Curso dos embolos (mm):.................... 100,0
Válvulas:.................................................. 16
Injeção de combustível:......................... Digital; Multiponto e sequencial
Taxa de compressão:............................ 9,7:1
Potência máxima:.................................. 173 cv @ 6.000 rpm
Torque máximo:..................................... 225 Nm (22,9 kgfm ) @ 4.000 rpm
Combustível:........................................... Gasolina
Posição das válvulas:............................ 4 por cilindro no cabeçote
Tipo de comando:.................................. No cabeçote, com sistema variável de
abertura na admissão (i-VCT)
Tipo de acionamento de comando:..... Por corrente
Material dos cilindros:........................... Alumínio
Material do bloco:.................................. Alumínio
Bateria:.................................................... 12 V/48 Ah/ 500 CCA
Alternador:.............................................. 12 V/ 150 A
Ignição:.................................................... Eletrônica multiponto sequencial
Desempenho
Velocidade máxima (km/h):.................. 180
Aceleração 0 a 100 km/h (s):............... 9,9
Consumo (km/l)
Urbano:.................................................... 9,2 (E22)
Estrada:................................................... 14,4 (E22)
(normas NBR-6601 e NBR-7024)
Transmissão
Modelo:................................................... Automática, 6 marchas à frente
Relação de marchas
1ª :............................................................ 4,584: 1
2ª:............................................................. 2,964:1
3ª:............................................................. 1,912:1
4ª:............................................................. 1,446:1
5ª:............................................................. 1,000:1
6ª:............................................................. 0,746:1
Ré:........................................................... 2,943:1
Diferencial:.............................................. 3,066:1
Conversor de torque:............................. 1,95:1 +/- 0,1
Freios:.................................................... A disco, dianteiro e traseiro, servo-assistido e
com sistema ABS de 4 canais
Diâmetro do disco:................................ 300 mm (diant.)/ 279 mm (tras.)
Peso (kg)
Peso em ordem de marcha:................. 1.563
Distribuição do peso por eixo
Dianteiro:................................................ 935
Traseiro:.................................................. 628
Peso bruto total:..................................... 1.949
Peso máximo no eixo dianteiro:........... 1.063
Peso máximo no eixo traseiro:............. 928
Capacidades (L)
Porta-malas:........................................... 530
Tanque de combustível:......................... 66
Óleo do motor:........................................ 4,7
Sistema de refrigeração:...................... 6,5
Bitola dianteira/traseira (mm):.............. 1.567/ 1.557
Características comuns
Tipo:......................................................... sedã grande
Carroceria:.............................................. Fechada do tipo monobloco
Nº portas:................................................ 4
Nº passageiros:...................................... 5
Suspensão
Dianteira:................................................ Independente tipo (SLA) Short–Long Arm,
com barra estabilizadora, amortecedores
pressurizados e molas helicoidais
Traseira:.................................................. Independente tipo multi-link com barra
estabilizadora, amortecedores pressurizados
e molas helicoidais
Direção
Tipo:......................................................... Pinhão e cremalheira assistida eletricamente
Diâmetro de giro (m):............................ 11,4
Rodas:.................................................... 7,5J x 17"
Pneus:..................................................... P225/50 R17
Pneu sobressalente:.............................. T145/80D16
Dimensões (mm)
Distância entre-eixos:............................ 2.728
Comprimento total:................................ 4.841
Largura sem espelhos:.......................... 1.835
Largura com espelhos:.......................... 2.034
Altura:...................................................... 1.445
Balanço dianteiro:.................................. 998
Balanço traseiro:.................................... 1.110
Espaço para pernas dianteiro:............. 1.074
Espaço para cabeça dianteiro:............ 983
Espaço para ombros dianteiro:........... 1.458
Espaço para pernas traseiro:............... 953
Espaço para cabeça traseiro:.............. 960
Espaço para ombros traseiro:............. 1.435