O número de reclamações sobre os serviços de telecomunicações na Anatel apresentou queda no mês de outubro com 117.895 queixas ante as 120.716 registradas em setembro. A telefonia móvel, que detém a maior base de clientes (194,4 milhões), motivou 59.70311 queixas no mês passado contra as 61.015 feitas em setembro. A telefonia fixa, com menor número de usuários (41 milhões), ficou com 37.947 do total de reclamações registradas em outubro, menor que as 38.221 anotadas no mês anterior.
Já o serviço de acesso à internet, que em setembro motivou 13.521 reclamações, em outubro gerou 12.534 queixas. O serviço de TV por assinatura fechou o mês de outubro com 6.0471 queixas, número inferior ao registrado em setembro, de 6.253 reclamações. Outros serviços de telecom foram responsáveis por 1.6640 queixas em outubro.
Entre as celulares, a Sercomtel e Aeiou receberam o maior número de queixas, seguidas da Brasil Telecom. A CTBC e a Vivo foram as menos reclamadas em outubro. As principais causas das reclamações na telefonia móvel foram cobrança, atendimento, serviços adicionais e promoções.
A TIM ficou na liderança das reclamações registradas na Anatel no mês de outubro contra a telefonia fixa, seguida da Telefônica e Embratel. As menos reclamadas foram as operadoras GVT e Intelig. Os motivos das queixas foram cobrança, reparo, atendimento e instalação de acessos individuais.
Na TV por assinatura, os principais motivos das queixas registradas em outubro foram sobre cobrança indevida, reparo, atendimento, e instalação. Nos acessos à internet, predominaram as queixas contra reparo, cobrança, instalação e cancelamento.