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Supermercados gaúchos projetam crescimento de 13% nas vendas de fim de ano
   
     
 


29/11/2010

Supermercados gaúchos projetam crescimento de 13% nas vendas de fim de ano
Estudo encomendado pela Agas avaliou expectativas de consumidores e supermercadistas para Natal e Ano Novo
 
Antônio Cesa Longo, presidente da Agas  

As vendas de fim de ano dos supermercados gaúchos deverão ser 13% maiores do que no mesmo período do ano passado, fazendo do Natal e Ano Novo deste ano os melhores de todos os tempos, em termos de vendas, para o setor.

Este é um dos resultados do estudo encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) ao Instituto Segmento Pesquisas, para saber a percepção dos consumidores e dos supermercadistas para as Festas de Final de Ano em 2010.

A pesquisa foi realizada entre os dias 04 e 10 de novembro, quando foram entrevistados 200 consumidores residentes em Porto Alegre, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 65 anos e de todas as faixas de renda.

Pelo lado dos supermercadistas, foram ouvidos 21 empresários em todo o Estado.

Com a correria do dia-a-dia e as pessoas dispondo de cada vez menos tempo para ir às compras, a jornalista Renata Appel quis saber do presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, qual a representatividade das compras de supermercado online no Estado. Segundo o dirigente, o hábito ainda não está incorporado à vida dos gaúchos: "Em Porto Alegre, menos de 5% da população faz super pela internet. No Interior, esse número não chega a 0,5%.

O consumidor precisa ver, tocar, cheirar os alimentos e demais produtos". Em nível nacional, os números não variam muito, provando que, de fato, essa modalidade de compra na web ainda é novidade para a população do País. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), pelo canal delivery, pesquisado em vinte empresas supermercadistas, estima-se que em torno de 2% do faturamento provenha das compras na internet e, 1,5%, por telefone.

Supermercados em alta junto aos consumidores


Os resultados do levantamento mostram o crescimento da preferência do supermercado como local de compra de produtos para as festas e presentes. Dos 19 itens analisados na pesquisa, 12 serão comprados majoritariamente em supermercados, fazendo com que as lojas do segmento sejam responsáveis por 65% de todos os produtos que serão adquiridos para a ceia e presentes de final de ano. “De cada três produtos comprados neste final de ano, dois serão adquiridos nos supermercados”, projeta o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. Com relação aos produtos alimentícios e bebidas (peru/chester/pernil; vinhos nacionais; bebidas destiladas; alimentos; refrigerantes; panetones; carnes; champanhas/espumantes; cervejas, especiarias), mais de 90% dos entrevistados pretendem comprá-los em lojas supermercadistas.

Diferenciais

Dentre as causas para a preferência, os consumidores apontaram itens como a variedade do mix de produtos (43%), a proximidade de casa (35,5%), a comodidade de comprar tudo em um só lugar (30,5%) e a facilidade nos meios de pagamento (12%) como fatores decisivos para a escolha dos supermercados.

O que vai ficar nos caixas dos supermercados – O valor médio gasto pelos gaúchos na Ceia de Natal de 2010 será de R$ 269,00.

Quanto aos presentes, 98% dos entrevistados pretendem presentear alguém neste Natal, principalmente familiares (filhos, netos, pais, avós, marido, esposa). No total de presentes, 27,5% – com um crescimento de 16% em relação a 2009 – serão comprados em supermercados, ao valor médio de R$ 106,00.

Considerando-se as 19 categorias analisadas, pode-se dizer que, em média, 38,0% dos gastos totais dos entrevistados com as festas de final de ano (ante 34% em 2009), incluindo os presentes, vão ficar nos caixas dos supermercados.

Supermercadistas mostram otimismo

A expectativa de um crescimento de 13% nas vendas de Natal e Ano Novo mostra o otimismo dos supermercadistas com a chegada das festas, melhor período de vendas para o setor. Do total de empresários entrevistados, 85,7% pretendem fazer algum tipo de promoção para o Natal e Ano Novo.

A comercialização de produtos voltados às festas de final de ano vão representar 20,8% no faturamento total do supermercado neste período.

Os produtos que deverão alavancar as vendas de fim de ano, na expectativa dos supermercadistas, são:

Cervejas +19,8%
Refrigerantes +14,14%
Brinquedos +10,7%
Carnes +9,6%
Panetones +9,5%
Peru/Chester/Pernil +9,0%
Champanhe/Espumantes +8,8%
Enfeites de decoração para o Natal +8,6%

Importados

Beneficiados com a estabilidade do dólar, os produtos importados vão representar 3% das vendas de Natal nos supermercados.

Preços

Em média, os preços não-deflacionados das 19 categorias de produtos analisadas vão estar 10,5% mais altos nas gôndolas, na comparação com as festas de 2009. Confira algumas variações:

Refrigerantes +11,0%
Cervejas +10,8%
Peru/Chester/Pernil +7,2%
Especiarias/ Frutas secas +5,1%
Champanhe/Espumantes +5,1%
Brinquedos +4,6%
Enfeites de decoração para o Natal +3,5%
Peixe/Bacalhau +1,7%

Vagas temporárias

 57,1% dos supermercadistas pretendem aumentar o número de funcionários neste período. A Agas projeta a criação de 3,2 mil vagas temporárias de emprego para o período do Natal, Ano Novo e veraneio.

Balanço do ano

O setor supermercadista gaúcho poderá fechar o ano com um crescimento na casa dos dois dígitos em relação a 2009. A previsão do presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, é de que o incremento nas vendas seja de 10,5% na comparação com o ano passado.

Alguns fatores responsáveis por este desempenho são a diversidade da indústria, o aumento do poder aquisitivo, a diminuição das taxas de desemprego, a diminuição da informalidade, o crescimento da classe C e o aumento da preferência pelos supermercados em datas festivas.

O setor supermercadista gaúcho deverá finalizar o ano de 2010 com:

Faturamento: R$18.3 bilhões
N* de lojas: 3,8 mil lojas
N* de empregados: 84,4 mil

Projeções para 2011 – Segundo os números da Segmento Pesquisas, 66,7% dos supermercadistas pretendem ampliar, reformar ou construir lojas em 2011.

Fonte: Agas, Segmento Pesquisas e Consumidor-RS
Autor: Francisco Brust e Renata Appel/ Foto: Renata Appel
Revisão e edição: André Lacasi
Autor da foto: Renata Appel


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