TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Setor aéreo cresce em novembro mas começa a dar sinais de desaceleração
   
     
 


12/12/2010

Setor aéreo cresce em novembro mas começa a dar sinais de desaceleração
Ocupação recuou e demanda diminuiu ritmo nos últimos meses

De acordo com dados divulgados nessa sexta-feira (10) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o setor de transporte aéreo brasileiro começa a apresentar sinais de desaceleração, com índices de crescimento inferiores aos registrados ao longo do ano. A demanda por rotas domésticas no mês de novembro foi 19,18% superior a novembro de 2009, no entanto a ocupação ficou estável no mesmo período e vem caindo nos últimos meses: foi de 73,38% em setembro, passou a 71,38% em outubro e, em novembro, registrou 68,41%.

No segmento internacional, a demanda havia crescido 26,97% em setembro, comparado ao mesmo mês do ano anterior, mas o percentual caiu para 25,04% em outubro e para 20,46% em novembro. A ocupação nos voos das empresas brasileiras para o exterior, que havia atingido um recorde de 82,79% em outubro, no mês passado registrou 75,69%.

Com isso, o aumento acumulado da demanda por voos domésticos, que de janeiro a outubro havia atingido 25%, teve uma ligeira queda para 24,33%. No mercado internacional operado pelas companhias brasileiras, até outubro o crescimento era de 21,29% e, em novembro, caiu para 20,46%. A tabela com os Dados Comparativos Avançados está disponível na Internet, no endereço:

http://www.anac.gov.br/dadosComparativos/DadosComparativos.asp

De janeiro a novembro deste ano, as companhias aéreas de menor porte registraram crescimento percentual mais acelerado do que as líderes de mercado. Entre as seis principais operadoras de voos regulares no Brasil, a Azul acumula 106,19% de aumento na demanda de passageiros de janeiro a novembro de 2010, seguida pela Trip (83,98%) e Webjet (73,81%). No mesmo período, a Gol/Varig cresceu 19,23% e o Grupo TAM (formado por TAM e Pantanal), 15,46%.

O Grupo TAM (formado por TAM e Pantanal) mantém a liderança, com 42,62% de participação de mercado nacional em novembro. Também no segmento internacional, a TAM lidera entre as brasileiras, com 85,67%. Em seguida está a Gol/Varig, com 38% de participação no segmento doméstico e 13,82% no internacional, em novembro. A terceira empresa do mercado brasileiro é a Azul, com 7,21%, à frente da Webjet, com 5,93%. A Avianca tem 2,62% de participação, seguida de perto pela Trip, com 2,60%. A Avianca e a Azul também iniciaram em 2010 rotas para o exterior e detêm participações ainda pequenas no segmento, de 0,44% e 0,03%, respectivamente.

Fonte: ANAC
Autor: Assessoria de Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br