TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Tender tem altos níveis de sal, constata Proteste
   
     
 


13/12/2010

Tender tem altos níveis de sal, constata Proteste
A porção de 100 g, que equivale a algo em torno de duas a quatro fatias, já representa, em média, metade de todo o sal que se poderia consumir por dia

A Proteste Associação de Consumidores avaliou seis marcas de tender (presunto defumado, obtido dos cortes do membro posterior de suínos), um dos produtos consumidos na ceia de Natal e constatou elevados teores elevados de sal. E o problema é que geralmente eles são consumidos com outros pratos da ceia, que geralmente também têm muito sal.

A porção de 100 g, que equivale a algo em torno de duas a quatro fatias, já representa, em média, metade de todo o sal que se poderia consumir por dia. Os que têm nível um pouco mais baixo são o Aurora, o Perdigão e o Seara, mas, mesmo assim, todos acima de 2 g. Ou seja, hipertensos devem ficar longe do tender e, mesmo quem não tem problemas com o consumo de sal, não deve ingeri-los com frequência.
 
As análises foram de rotulagem; valor energético; quantidade de gordura, proteínas, carboidratos e sal; presença de benzoa-pirenos, nitrato e nitrito de sódio; e higiene. Foi feito também um painel com consumidores, que degustaram os produtos. Como este é um produto de fim de ano, eles foram comprados no ano passado e testados também nessa época. Mas na análise da rotulagem dos que estão agora no mercado se constatou poucas mudanças. No tender Perdigão de acordo com as informações da tabela nutricional houve uma redução na quantidade de gordura total, o que reflete em redução do valor calórico. Reduziu de 12 g para 6 g de gordura total.
 
Há bons produtos no mercado, desde que consumidos com moderação. Quanto à rotulagem, as informações no tender Sadia, devido ao seu formato de embalagem, não são de fácil leitura e compreensão antes da compra. Sadia, Seara e Rica não trazem o lote, informação que a Proteste julga importante, pois, quando há um problema com parte da produção, ele possibilita rastrear facilmente o grupo comprometido.

Uma boa notícia é que os teores de nitrato e nitrito de sódio, aditivos utilizados para maturar e conservar a carne, além de fixar sua cor, estavam dentro do permitido pela legislação.

Na avaliação de higiene, foi encontrado no Seara um pouco mais de bolores e micro-organismos indicadores de falhas de conservação que nos demais, mas nada que possa fazer mal à saúde de quem consome.

Os produtos testados não apresentaram alto percentual de gordura. Porém, existe uma diferença significativa entre as marcas testadas. Os produtos com menos gordura são o Sadia e o Rica. Não por acaso, no painel de consumidores, apesar de agradarem, os produtos foram considerados "muito salgados".

A principal fonte de sódio na dieta é o cloreto de sódio, ou sal de cozinha. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal de um adulto por dia não exceda cinco gramas. E os alimentos industrializados são aqueles que mais contribuem para atingir ou ultrapassar esse limite. O excesso de sal pode fazer com que a pessoa desenvolva ou intensifique uma hipertensão, além de poder, ao longo dos anos, causar problemas aos rins.Foram testados presunto cozido tenro defumado da Aurora; presunto tenro defumado desossado da Batavo, presunto tender sem osso da Perdigão; tender bolinha sem osso da Rica; presunto tenro defumado desossado da Sadia e presunto cozido defumado da Seara.

Fonte: Proteste
Autor: Vera Lúcia Ramos
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br