TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Guarida Imóveis dá dicas para evitar gastos excessivos no verão
   
     
 


14/12/2010

Guarida Imóveis dá dicas para evitar gastos excessivos no verão
Estação costuma ser marcada pelo aumento no consumo de energia elétrica e água, o que pode ser evitado com alguns cuidados no dia a dia

Durante o verão, o uso mais frequente de equipamentos para amenizar o calor costuma representar um crescimento no consumo de energia elétrica e água. Como resultado, os custos para manutenção do imóvel também se elevam. Para auxiliar seus clientes no gerenciamento destes gastos, a Guarida Imóveis alerta para alguns cuidados que podem evitar surpresas indesejáveis na temporada de calor.

“As dicas a seguir podem ser aplicadas não só no verão, mas durante todo o ano, representando não só economia financeira, mas também uma atitude mais responsável para a preservação dos recursos naturais do planeta”, informa Luciano Waszak, gerente de condomínios da Guarida Imóveis.
 
Confira algumas dicas de economia da Guarida Imóveis durante o verão:
 
- O banho deve ser o mais rápido possível. Enquanto estiver se ensaboando, feche o registro. Mantenha o chuveiro na posição ‘verão’, que consome 30% menos energia elétrica e desobstrua periodicamente os orifícios de saída de água.
 
- Escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta representa um consumo de 12 litros de água. Fechando a torneira após molhar a escova utilizando um copo para enxaguar a boca se reduz este consumo para 0,5 litro.
 
- Não acione a descarga do vaso sanitário desnecessariamente. Não use o vaso para descartar lixo ou cinzas de cigarro. Além de gastar mais água, estes dejetos podem entupir o encanamento.
 
- Na cozinha, ensaboe toda a louça com a torneira fechada e só depois enxágue tudo de uma só vez. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.
 
- Antes de abrir a geladeira, decida o que você vai pegar, para não deixar o aparelho com a porta aberta por um longo tempo. Também o posicione longe de fontes de calor como o fogão ou a luz do sol. Realize o degelo sempre que necessário. Lembre que secar roupas atrás da geladeira também eleva o consumo de energia.
 
- Espere acumular bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Assim, você reduz o número de lavagens, economizando água e energia elétrica. Utilize a dosagem sabão especificada pelo fabricante, para não precisar enxaguar mais de uma vez. Se utilizar o tanque, use a mesma água onde deixou as roupas de molho para esfregá-las e ensaboá-las.
 
- Ao invés de utilizar a mangueira para regar as plantas, utilize o regador. No verão, prefira os horários da manhã, quando o sol ainda não está forte ou à noite, reduzindo a perda por evaporação.
 
- Limpe a calçada com a vassoura ao invés de usar a água. Lembre que, em 15 minutos, a mangueira consome mais de 200 litros de água.
 
- Já para lavar o carro, prefira usar o balde, que é bem mais econômico que a mangueira
 
- Reduza o consumo de energia elétrica principalmente nos horários de pico, entre 18h e 21h. Isso porque estão funcionando ao mesmo tempo, além das fábricas, a iluminação pública, a iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maioria dos chuveiros.
 
- Aproveite ao máximo a iluminação natural, mas abundante no verão, deixando janelas e cortinas abertas.
 
- Dê preferência às lâmpadas fluorescentes, pois duram mais e gastam menos. Apague sempre a luz nos ambientes desocupados;
 
 - Equipamentos como elétricos devem ser desconectados da tomada quando não estão em uso. Além de economizar energia, a medida é importante para evitar danos caso ocorram apagões. Lembre que aparelhos em stand by, também consomem energia.
 
- Só ligue o aparelho de ar condicionado em ambientes com portas e janelas fechadas. Sempre que possível, dê preferência aos ventiladores, que consomem 25% menos energia que o ar condicionado.
 
- Nos meses de calor, regule o chuveiro elétrico na posição ‘verão’, que consome 30% menos energia elétrica. Mantenha os orifícios de saída de água dos chuveiros sempre desobstruídos.

Fonte: Enfato
Autor: Marcelo Barbosa, Thais Silveira e Mariana Turkenicz
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br