Com 58 páginas ricamente ilustradas, o livro conta a trajetória da empresa através de dados coletados nos arquivos da San Marino Fiat e também pela memória de colaboradores e parceiros.
Foram reunidos relatos, fotos e registros de eventos, compondo, assim, um mosaico de imagens e informações que estabelecem a linha do tempo percorrida pela empresa desde 1985. E como não poderia deixar de ser, algumas páginas são reservadas para destacar carros icônicos lançados pela montadora italiana ao longo dos últimos 25 anos, como o primeiro Fiat Uno Mille e o Palio Weekend.
A publicação ainda apresenta depoimentos de empresários, ações e promoções direcionadas aos clientes da rede, e a citação de alguns dos muitos prêmios e homenagens recebidas pela San Marino Fiat. “Não foi possível abordar todos os acontecimentos e nem todas as pessoas que contribuíram para a história da San Marino Fiat. Encaramos este projeto com a missão de registrar esses primeiros 25 anos de atuação e como um gesto de gratidão a todos que deles participaram”, explica o diretor-superintendente da San Marino Fiat, Pedro Zaluski.
A coordenação geral da publicação é do departamento de marketing da San Marino Fiat, com projeto editorial e textos da Prática em Comunicação, projeto gráfico desenvolvido pela da Santo Expedito – Design e Editoração, e atendimento da agência São Jorge.
San Marino Fiat hoje
A San Marino Fiat possui seis concessionárias nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Gravataí e Viamão, e prepara a abertura de uma nova unidade em Rio Grande.
De cada cinco carros Fiat comercializados no Estado, um é vendido pela rede San Marino Fiat. Esse desempenho colocou a marca entre os 30 maiores grupos Fiat do Brasil, sendo a única da Região Sul a ocupar essa posição. Atualmente, responde por 40% do mercado na Região Metropolitana de Porto Alegre, 15% da Região Sul do Brasil e 1,5% do mercado brasileiro.
Além das seis revendas de veículos novos e seminovos, compõem a rede seis pontos de assistência técnica, quatro de funilaria e pintura, e uma operação de autocentro. Atuando com uma equipe de mais de 400 funcionários e um cadastro de 50 mil clientes, a San Marino Fiat comercializa cerca de sete mil veículos ao ano.