TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Iniciada reforma do aeroporto de Caravelas, na costa das baleias, ao sul da Bahia
   
     
 


09/01/2011

Iniciada reforma do aeroporto de Caravelas, na costa das baleias, ao sul da Bahia
Previsto para ser inaugurado em dezembro de 2011, será uma nova via para os municípios da Costa das Baleias, aumentando o turismo e o interesse de investidores na cidade

Porta da entrada da Costa das Baleias, ao sul do estado da Bahia, o município de Prado aguarda grandes mudanças para o ano de 2011. Isso porque foi confirmado o início das reformas no Aeroporto de Caravelas, município integrante da Costa das Baleias.

O empreendimento criará uma rota alternativa para as cidades próximas à região, que até o momento tinham como opção mais próxima o aeroporto de Porto Seguro, distante mais de 220 km de Prado, a porta de entrada dos municípios da região. A revitalização do aeroporto vai facilitar não apenas a entrada de turistas, que buscam as águas calmas e a natureza preservada de Prado, o maior município da região da Costa das Baleias, como também o interesse de investidores. Programado para ser inaugurado em dezembro de 2011, o aeroporto terá capacidade para receber aviões grandes como Airbus 319 e 320, Embraer 190 e Boing 737. O investimento liberado para o projeto foi de R$ 19 milhões.  A obra beneficiará uma população de mais de 600 mil pessoas que vivem basicamente do turismo na Costa das Baleias.

O projeto já estava em andamento há três anos, quando os empresários locais começaram a se mobilizar para que a cidade pudesse voltar a receber voos no Aeroporto de Caravelas. Encabeçados pelo presidente da Associação Costa das Baleias, Enrico Pelletti, as ações começaram quando Pelletti reuniu os prefeitos dos municípios de Caravelas, Prado, Teixeira de Freitas, Alcobaça, Nova Viçosa, Itamaraju e Mucuri para assinatura de Carta de Intenções da Comunidade. No documento, os empresários da região se comprometiam a promover o turismo e atrair novos investidores, facilitando a entrada das companhias aéreas no aeroporto. Pelletti conseguiu então uma reunião com o governador da Bahia, Jaques Wagner para apresentar a carta e pedir o aeroporto. Em 2009, o presidente Lula foi a Caravelas juntamente com o Governador de Salvador e fez a promessa de que liberaria investimentos federais necessários para a obra. Em abril de 2010, Pelletti recebeu uma carta do Ministério da Aeronáutica, com a aprovação de cerca de R$ 13 milhões e promessa de previsão de início no mesmo ano.
 
Desativado desde 2007 pelo Ministério da Aeronáutica, devido a problemas nas duas pistas de pouso, começou a ser reformado. Com o início efetivo das obras, já é possível observar um aumento de investidores sondando a região. “Além do turismo regional, o novo aeroporto será uma rota alternativa para quem quiser seguir para Salvador e Porto Seguro, o que aumenta as possibilidades de novos negócios”, afirma Enrico Pelletti. Para ele, o novo aeroporto irá favorecer também o turismo internacional. “Isso porque o acesso será facilitado, com apenas um voo de Salvador direto para cá, sem viagens cansativas de carro”, acredita. A Ocean Air já confirmou que irá operar no local. “O investimento vem em boa hora, já que nos próximos anos já que o Brasil estará em evidencia e irá receber um grande número de turistas por conta da Copa do Mundo (em 2014) e das Olimpíadas (em 2016)”, finaliza Enrico.
 
Sobre Prado
Localizado no extremo sul da Bahia, a cidade de Prado é porta de entrada e possui a melhor infra-estrutura turística da região da Costa das Baleias, conhecida por receber famílias inteiras das Baleias Jubarte, que no período de julho a novembro  escolhem o local para acasalar, procriar e alimentar seus filhotes. Seus 84 km de praias correspondem a praticamente 10% das praias da Bahia (formadas por 910 Km de extensão) e é a quarta no ranking em quantidade de leitos (5.500 mil), ficando atrás apenas de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. Suas praias de águas mornas e calmas, recortadas por imponentes falésias de tons variados e abundantes rios fazem de Prado uma espécie de legítimo balaio baiano rico em natureza, cultura, arte, lazer e esportes.
 
Com cerca de 25 mil habitantes - que ajudam a conservar as belezas naturais do lugar e a memória dos primeiros anos do nosso País - a cidade faz de suas ruas verdadeiros museus da nossa História, por juntar riqueza e belezas naturais com as preciosidades do início da colonização portuguesa no Brasil. Na cidade, ruas coloniais estreitas e calçadas com paralelepípedos, casarios antigos e charmosos, que datam do século XVII, abrigam residências, lojas, barzinhos, quiosques e, principalmente, restaurantes que oferecem iguarias baianas e internacionais. O Beco das Garrafas é tradicional local onde a vida noturna e boêmia da cidade  é apreciada em restaurantes com mesas e cadeiras no calçadão, música ao vivo e muita diversão.
 
Reconhecida por especialistas e historiadores como o verdadeiro local do Descobrimento do Brasil, foi em Prado, mais precisamente na foz do Rio Cahy, que aconteceu o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral - o que equivale dizer que foi exatamente ali o verdadeiro local do Descobrimento do Brasil.

Fonte: Central de Fontes Comunicação
Autor: Lara Krawczenko, Renata Cruz e Juliana Reis
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br