TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Comerciantes de Teresópolis enfrentam agora a falta de turistas
   
     
 


22/01/2011

Comerciantes de Teresópolis enfrentam agora a falta de turistas
Na mais tradicional feira de artesanato da cidade, que costuma receber mais de 5 mil visitantes nos fins de semana, a previsão é que menos de mil compareçam ao local
 

Além da dor e dos prejuízos causados pela tragédia que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro há 11 dias, os comerciantes de Teresópolis enfrentam agora outro problema: a falta de turistas. Na mais tradicional feira de artesanato da cidade, que costuma receber mais de 5 mil visitantes nos fins de semana, a previsão hoje (22) é que menos de mil compareçam ao local.

Ponto turístico de Teresópolis, a Feirinha do Alto funciona há quase três décadas logo na entrada da cidade. Os visitantes podem encontrar roupas, comidas típicas, souvenirs e informações sobre a história do município e da região serrana.

Ainda abalada com a tragédia em que perdeu sua casa, a feirante Dina Castor tem dificuldade em falar sobre sua situação. Com semblante abatido e preocupado, ela diz que a falta dos turistas causará ainda mais problemas. “A feira é minha única fonte de renda. Agradecemos a Deus por estarmos vivos, mas vamos passar ainda por momentos difíceis”, afirmou à Agência Brasil. “Ainda estou com as pernas meio bambas, mas vou reagir", acrescentou.

“A gente já vinha com prejuízo por causa das chuvas. E agora mais ainda”, lamentou a feirante Maria Inês Santiago, que há mais de 20 anos tem uma banca de roupas.  Segundo ela, a melhor época de vendas da feira é no inverno, a partir do mês de junho. Mas, nesta época o movimento também cresce devido às férias de fim de ano.

Mesmo com as perdas, Maria Inês mostra otimismo em relação ao futuro da cidade e à recuperação das vendas. “A gente vive do turismo e ninguém está subindo [a serra] por conta do que aconteceu. Isso aconteceu aqui, mas poderia ter ocorrido em qualquer lugar. É um dia após o outro, com o tempo as coisas vão se acomodar”.

Já a feirante Leila Maciel Rezende é menos otimista. “Acho que já perdemos as férias”, disse. Ela reconheceu a gravidade da tragédia, mas fez um apelo para que os turistas sejam informados que a cidade está pronta para atendê-los. “O caos é total, mas o centro não foi afetado. As pessoas veem na TV que a cidade está destruída, mas a realidade é outra”.

O coordenador da feira, Naurídio Cardinot, também ressaltou que a infraestrutura, tanto de acesso a Teresópolis quanto da rede hoteleira, em grande parte não sofreu estragos e que a cidade está apta a receber os turistas. “A cidade está preparada. Cerca de 80% dos hotéis estão em perfeitas condições de recebê-los. A cidade está funcionando”, afirmou.

De acordo com ele, a feira tem 600 estandes, com aproximadamente 1,2 mil pessoas trabalhando, entre feirantes e colaboradores.  “A maioria das pessoas depende da feira. Elas estão preocupadas”, afirmou.

Mesmo preocupada com a queda nas vendas, a vendedora de roupas para recém- nascidos Leir Vigiani acredita em dias melhores. “Nos sábados, o movimento é muito bom. Mas não tem ninguém. Talvez em um mês as coisas melhorem”, disse, com um sorriso de esperança.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil
Autor: Ivan Richard
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br