TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Nota de esclarecimento
   
     
 


26/01/2011

Nota de esclarecimento
Anatel tem adotado medidas para ampliar as redes e serviços de telecomunicações

Em relação a notícias sobre a qualidade da banda larga no Estado do Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que acompanha permanentemente as ações das prestadoras que têm como objetivo aperfeiçoar a infraestrutura de telecomunicações do País.

Embora haja legítima preocupação com os serviços devido à futura realização de eventos de grande magnitude, tais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, a Agência tem adotado todas as providências para que as redes e os serviços de telecomunicações do Brasil sejam suficientes para o atendimento dos compromissos firmados para a realização desses eventos. Desde 2007, por ocasião dos preparativos aos Jogos Pan-americanos no Rio, a Anatel definiu um grupo de técnicos que se reúne periodicamente para tratar de eventos esportivos internacionais realizados no País. Esse grupo tem por objetivo realizar ações com vistas ao atendimento adequado das demandas de telecomunicações para eventos como o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, os Jogos Mundiais Militares (2011), a Copa do Mundo (2014) e  os Jogos Olímpicos (2016), entre outros.

Pode-se, ainda, citar os avanços recentes no sentido de ampliação da capacidade das redes de telecomunicações brasileiras:

* Ampliação da infraestrutura de banda larga: desde 2007, a Anatel coordenou a entrada das redes móveis de 3.ª Geração (3G) e, recentemente, realizou a licitação para a entrada de novos competidores na telefonia móvel (banda H e sobras). Em 2011, a Anatel licitará a faixa de freqüências de 3,5 GHz e, até junho de 2012, a Anatel oferecerá a faixa de 2,5 GHz. As licitações permitirão a implantação de redes de 4ª Geração (4G) a tempo de atender o crescimento das necessidades do consumidor brasileiro e do público visitante dos eventos esportivos internacionais;

* Ampliação da telefonia móvel: à época da inspeção dos auditores do Comitê Olímpico Brasileiro (COI), o Brasil possuía 154 milhões de acessos móveis. Hoje, detém mais de 202.944.033 acessos móveis.

* Implantação da cobertura da TV digital: vem sendo realizada em concordância com o decreto presidencial. Há, hoje, mais de 80 milhões de habitantes cobertos por sinais de TV digital, em mais de 400 municípios brasileiros;

* Ampliação da capacidade satelital brasileira: encontra-se para decisão do Conselho Diretor da Anatel a aprovação da licitação de seis posições orbitais brasileiras, que permitirá a instalação de seis redes de satélites no país até os eventos internacionais;

A Anatel está atenta à qualidade de prestação da banda larga e recentemente realizou a Consulta Pública 27, de 2010, sobre, a qualidade da banda larga móvel, entre outros assuntos, com foco na qualidade percebida pelo usuário. Também firmou convênio com o Inmetro e CGI-BR, com vistas a monitorar a qualidade da banda larga fixa. Além disso, a Agência tem realizado com freqüência reuniões com os órgãos de defesa do consumidor, para tratar desse e de outros temas afetos aos interesses dos consumidores.

Ressalte-se que o Rio de Janeiro teve sua rede de telecomunicações testada e ampliada durante o PAN-2007 e há todas as condições estabelecidas para que o Estado supere o desafio de realização desses eventos.

Fonte: Anatel
Autor: Assessoria de Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br