TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Responsável por 70% de nossa alimentação, a agricultura familiar é tema de Seminário na Alemanha
   
     
 


28/01/2011

Responsável por 70% de nossa alimentação, a agricultura familiar é tema de Seminário na Alemanha
Iniciativa do MDA e Planeta Orgânico visa promover as políticas públicas já em curso para a realização de uma Copa sustentável em 2014

A agricultura familiar, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), é responsável por 4,1 milhões de unidades produtivas e responde por 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, e significa 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o MDA, trabalham na agricultura familiar cerca de 12 milhões de brasileiros. Estima-se um crescimento anual de 30% da presença da agricultura familiar no mercado doméstico.

“A Copa do Mundo de 2014 será uma oportunidade única para a inserção da agricultura familiar no mercado doméstico por intermédio de ações pontuais nas 12 cidades, e também de âmbito nacional. Por meio do Talentos Brasil Rural será desenvolvida uma rede de serviços que envolve os setores de gastronomia e turismo, contemplando artesanato, decorativos e utilitários, alimentos, bebidas e amenities produzidos pela agricultura familiar”, explica Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico.
 
O evento acontecerá no Hotel Holiday Inn em Nuremberg, no dia 15/02, é aberto a empresas públicas e privadas que desejem fazer parcerias com o governo brasileiro para a Copa de 2014.
 
Palestras
 
O tema do painel de abertura do Seminário será Oportunidades para o Mundo Sustentável na Copa 2014, quando o Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar, Arnoldo Campos, destacará as oportunidades de parceria da agricultura familiar com o setor privado, particularmente com o projeto Talentos Brasil Rural.
 
Sociobiodiversidade: um conceito criado no Brasil será debatido por Julio Pinho, Gerente de Agroextrativismo do Ministério do Meio Ambiente que apresentará o Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB). O Plano tem como objetivo desenvolver ações integradas para a promoção e o fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade para a construção de mercados sustentáveis. O objetivo é fomentar parcerias com atores internacionais comprometidos com sustentabilidade.
 
Maria Beatriz Martins Costa, diretora executiva do Planeta Orgânico, falará sobre o Valor Agregado da agricultura familiar do Brasil.
 
Para a apresentação de casos de sucesso, os expositores presentes na BioFach 2011, Jedielson de Jesus Oliveira da Copoam do Pará, e Terezinha Maria de Oliveira Medeiros da Coopercaju do Rio Grande do Norte, falarão sobre suas trajetórias no mercado de orgânicos. O Coordenador Geral de Diversificação Econômica, Apoio a Agroindústria e Apoio a Comercialização da Agricultura Familiar, José Aldemar Batista, também estará neste Seminário apresentando o Marco Legal, Políticas Públicas, Desafios e Oportunidades. Cerca de 1,5 mil produtores orgânicos estão regularizados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e mais 3,5 mil estão em processo final de cadastramento. Essa é a primeira avaliação após o término do prazo de cadastro dos agricultores, no dia 31 de dezembro.
 
A legislação estabelece três instrumentos para garantir a qualidade dos alimentos: a certificação, os sistemas participativos de garantia e o controle social para a venda direta sem certificação. Os agricultores que buscarem a certificação e estiverem de acordo com as normas poderão usar o selo oficial nos seus produtos. O selo é fornecido por certificadoras cadastradas no Ministério da Agricultura, que são responsáveis pela fiscalização dos produtos.
 
O MDA levará para Nuremberg cooperativas aptas para exportação que trabalham com produtos como cacau, café, castanha de caju, mel, umbu, cachaça, açúcar e guaraná.

Fonte: Galeria de Comunicações
Autor: Luciana Juhas e Maira Paes
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br