TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Redes sociais: permitir ou não o acesso dentro das empresas?
   
     
 


01/02/2011

Redes sociais: permitir ou não o acesso dentro das empresas?
“O ato de proibir é muito drástico e, se aplicado de maneira sistemática, pode gerar insatisfação dentro do ambiente de trabalho”

O Facebook, que já atingiu a impressionante marca de meio bilhão de usuários, é um reflexo do crescimento das redes sociais. A página tem tamanha repercussão que virou tema do filme A Rede Social, maior destaque da última premiação do Globo de Ouro, na qual ganhou quatro estatuetas, e um dos favoritos ao Oscar. No Brasil, as redes sociais estão em pleno crescimento, já atingindo a marca de 36 milhões de usuários, sendo que boa parte deles acessa durante o trabalho. Isso faz com que as empresas caiam em um dilema: permitir ou não que seus colaboradores acessem estes sites? “O ato de proibir é muito drástico e, se aplicado de maneira sistemática, pode gerar insatisfação dentro do ambiente de trabalho”, explica Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching®.

Da Matta se refere a uma tendência observada mundialmente. Um estudo realizado nos EUA e na Inglaterra mostra que 81% das empresas bloquearam o acesso a alguns sites de internet, sendo que 42% delas justificaram a decisão por temer o uso indevido das redes sociais. Os empresários alegam que o constante uso destas páginas pode gerar perda da produtividade dos funcionários, contaminação por vírus e até vazamento de informações sigilosas.
 
“O que algumas empresas ainda não entenderam é que as novas gerações estão acostumadas a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sendo que o uso das redes sociais no trabalho não necessariamente irá interferir no desempenho dos funcionários”, diz da Matta. Além do mais, a utilização desses sites pode trazer benefícios às empresas, como maior integração entre os colaboradores e aumento da velocidade da comunicação interna.

Fonte: Sociedade Brasileira de Coaching
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br