TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Proteste testa ventiladores e não indica nenhum
   
     
 


07/02/2011

Proteste testa ventiladores e não indica nenhum
Modelos de mesa podem pegar fogo e ventilam mal

A sua noite de sono pode não ser tranquila se você dormir com ventiladores de mesa no quarto. A PROTESTE Associação de Consumidores testou 5 modelos, com 30 cm de diâmetro: Arno Turbo Silêncio 30, Britânia Protect Turbo 30, Faet Super 30, Mallory Security Black e Mondial Premium NV-31, e encontrou problemas graves de segurança. Em caso de curto-circuito se houver aquecimento excessivo do equipamento falta resistência ao calor e ao fogo, o que pode acarretar um princípio de incêndio.

A Associação já havia testado os ventiladores em 2005 e, na ocasião, todos os modelos testados foram eliminados por questões de segurança. Neste novo teste houve um único resultado aceitável, o modelo da Arno, e mesmo assim só para uso supervisionado, nada de dormir com o aparelho ligado.
 
Foi avaliada a eficiência da ventilação e a segurança. E checado se os produtos oferecem segurança elétrica, se pegam fogo em caso de curto circuito ou mau contato e se permitem acesso às chamadas partes vivas do aparelho como a fiação do motor (na instalação ou no uso) e às hélices durante o uso.
 
Os modelos da Arno e da Britânia foram os únicos ventiladores que impediram a propagação do fogo para todo o aparelho, diminuindo o risco de incêndio, após curto circuito ou mau contato. O modelo da Arno chega a suportar uma temperatura de 550°C sem que invólucro e o eixo da chave peguem fogo.
 
O acesso às partes vivas do aparelho (por onde passa a energia elétrica) foi encontrado em todos os modelos, exceto o Arno. O ventilador da Faet tem grades muito abertas e permite o acesso às hélices até mesmo por uma mão de adulto.
 
Apesar dos riscos de segurança a PROTESTE sabe que muitos consumidores compram esse produto para se refrescar no verão, por isso testou também o desempenho destes aparelhos. Os cinco modelos avaliados do Britânia Protect Turbo 30 tinham grades diferentes e geravam qualidades distintas de vento. Apenas um dos cinco testados teve desempenho aceitável, o da Arno, mas lembrando que o ventilador só deve ser usado com supervisão, pois oferece risco ao consumidor. A avaliação completa está na revista ProTeste de fevereiro, que é distribuída exclusivamente aos associados da entidade.

Fonte: Imprensa
Autor: Vera Lúcia Ramos
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br