TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Vendas abrem janeiro em ritmo moderado
   
     
 


07/02/2011

Vendas abrem janeiro em ritmo moderado
As consultas ao SCPC (vendas a prazo) subiram 8,2% e, no SCPC/Cheque (vendas à vista), cresceram +11,6%; na média dos dois sistemas: 9,9%.

“Embora o crescimento das vendas ainda seja satisfatório o ligeiro aumento da inadimplência recomenda cautela por parte tanto do lojista como do consumidor”, disse Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Os dados divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio de sua empresa SCPC Boa Vista Serviços S.A. (BVS), mostram que as vendas a prazo (SCPC) registram crescimento de + 8,20% em janeiro, em relação ao mesmo período de 2010, com o mesmo número de dias úteis.
 
Na mesma comparação entre períodos, o SCPC/Cheque (que mede as vendas à vista) registrou alta de + 11,6%.
 
Inadimplência: Os registros recebidos subiram + 7,8% em janeiro de 2011 (comparado com janeiro de 2010), enquanto os cancelamentos de registros no SCPC cresceram apenas + 2,5%, refletindo a menor oferta de crédito para renegociação de dívidas, impactada pelo aumento do recolhimento de depósitos compulsórios pelo Banco Central (BC), anunciados no início de dezembro.
 
Comentário geral:
 
As medidas macropudenciais (anunciadas em dezembro pelo Governo) aliadas a um novo ciclo de elevação da Taxa Básica (Selic), iniciado em janeiro, estão desacelerando gradativamente a oferta de crédito e aumentando os juros para o consumidor final. Isso acaba exercendo um “efeito moderador” no crescimento das vendas a crédito.

Fonte: Assessoria ACSP
Autor: Sérgio Leopoldo Rodrigues
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br