TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Justiça informatizada possibilita transparência na relação entre advogado e cliente
   
     
 


08/02/2011

Justiça informatizada possibilita transparência na relação entre advogado e cliente
Acesso aos processos e autos na internet propõe mudanças na organização e estrutura da advocacia brasileira

Mudanças tecnológicas na estrutura do Judiciário brasileiro impulsionam novo comportamento da advocacia brasileira, que se reestrutura para acompanhar a agilidade de ter disponível processos e autos completamente digitalizados, tanto quanto informar pontualmente e com agilidade seus clientes. Segundo Tatiane Cardoso Gonini Paço, advogada e sócia do escritório Gonini Paço, Maximo Patricio e Panzardi Advogados, os escritórios de advocacia terão de se adaptar a tendência tecnológica, visto que todos os processos devem caminhar para a sua inteira digitalização e em todas as esferas judiciárias.

“De um modo geral, haverá a necessidade de mudança nos hábitos praticados nos escritórios, desde adaptação do próprio corpo de advogados até no modo de lançar no timesheet as horas gastas para acompanhar o andamento dos processos”, afirma Tatiane Cardoso Gonini Paço. “Além disso, a internet trará rapidez na consulta de um processo, otimizará o tempo do advogado e deve diminuir os encargos em relação ao tempo dedicado a cada processo em relação ao seu acompanhamento, já que não será mais necessário sair do escritório para acompanhá-lo”.
 
A digitalização de todos os processos, que se iniciou no Supremo Tribunal Federal, deve avançar cada vez mais até atingir os Fóruns regionais. Assim, as informações acerca dos processos podem ser atualizadas constantemente tanto pelo advogado quanto pelo cliente, que também pode acompanhar o andamento do seu processo na internet.
 
“Hoje, somente 4% das estimadas 90 milhões de ações em tramitação no País estão digitalizadas. Esse percentual ainda é pequeno, porém, os advogados que se anteciparem e acompanharem essa mudança certamente estarão melhor preparados para atender seus clientes, que também poderão acessar os autos do seu processo no meio virtual”, aponta a advogada e sócio do GMP Advogados.
 
Os processos que correm em segredo de justiça, no entanto, continuarão sem disponibilidade para ser consultados aleatoriamente, mantendo os procedimentos atuais.

Fonte: Flöter & Schauff
Autor: Paula Oliveira
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br