TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Automóvel faz parte da realidade de mais de 63% da classe C do Sul e Sudeste
   
     
 


09/03/2011

Automóvel faz parte da realidade de mais de 63% da classe C do Sul e Sudeste
Pesquisa mostra que, na região Centro-Oeste, o percentual de famílias que têm carro é o menor dentre as demais regiões, de 49%

O automóvel e outros bens duráveis, como eletrodomésticos já fazem parte da cesta de consumo dos consumidores da classe C. Na região Sul do País, por exemplo, 67% dos consumidores desse segmento da população têm carro, mostra pesquisa realizada pelo instituto Data Popular, especializado em baixa renda.

O estudo aponta que, nas regiões Norte e Centro-Oeste, encontra-se o menor percentual de consumidores da nova classe média brasileira que possuem automóvel, de 49%. No Sudeste, o percentual alcança 63% e, no Nordeste, 53%.

Os destaques das regiões Sul e Sudeste na posse de automóvel pela classe C é explicada pelo fato de elas serem mais desenvolvidas. “A região Sudeste é considerada a mais rica e populosa do país. Já a região Sul é tida como a segunda mais desenvolvida”, explica o instituto na pesquisa.

Eletrodomésticos

Quando o bem é um eletrodoméstico, a penetração na classe C é ainda maior. O estudo aponta que, no caso da geladeira, o número de consumidores desse segmento da população que têm o item alcança 99% no Sudeste e no Sul, 98% no Norte e no Centro-Oeste e 93% no Nordeste.

“A geladeira é um eletrodoméstico predominante em todas as regiões do país, tido como artigo de necessidade básica, entretanto, sua penetração é um pouco maior nas regiões mais desenvolvidas, como o Sul e o Sudeste”, disseram os pesquisadores.

No caso do lava-roupas, no entanto, 95% da classe C sulista possui o eletro, ao passo que, no Sudeste, esse percentual alcança 90%. Já no Norte e Centro-Oeste, 86% da classe C possui o equipamento, percentual que cai para 70% dos que vivem no Nordeste.

Plano de Saúde

O plano de saúde também está começando a fazer parte do cotidiano das famílias da classe C. Segundo o estudo, 50% das que vivem no Sudeste têm um plano desse tipo. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, esse percentual alcança 33%, chegando a 39% no Nordeste e a 43% no Sul.

Fonte: InfoMoney
Autor: Camila de Mendonça
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br