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Clube dos 13 marca licitações do Brasileirão para celular, internet e TV fechada
   
     
 


10/03/2011

Clube dos 13 marca licitações do Brasileirão para celular, internet e TV fechada
A licitação da TV aberta foi confirmada para ser concluída nesta sexta-feira (11)

O Clube dos 13 concluiu o envio de cartas-convite para operadoras de celulares, provedores de internet e de TV por assinatura para licitação dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012 a 2014, nas modalidades de telefonia móvel, internet, TV fechada e pay-per-view.

A escolha da vencedora para a modalidade TV aberta foi confirmada para esta sexta-feira (11), apesar da manifestação pública dos maiores clubes da negociação direta com a Globo. O valor dos lances mínimos chegou a R$ 912 milhões.

Para a telefonia móvel, o valor mínimo é de R$ 12 milhões por ano e as transmissões poderão ser feitas em tecnologias GSM, CDMA, TDMA, GPRS, EDGE, HSCSD, HSDPA, HSPA, HSVPA, UMTS ou EVDO, por operadoras concessionárias ou autorizadas, exclusivamente no Brasil. As propostas serão aceitas até o dia 24 deste mês, mesma data da abertura dos envelopes, em sessão pública.

Para os provedores de internet, a cessão dos direitos dos jogos terá lance mínimo de R$ 40 milhões por ano, mas o Clube dos 13 receberá 50% da receita bruta com venda de “pay-per-view” e “on demand”, com mínimo garantido de R$ 10 milhões por temporada. A licitação está prevista também para o próximo dia 24.

Já as licitações para TV por assinatura e pay-per-view estão marcadas para o dia 23 de março. Na TV fechada, o lance mínimo por temporada é de R$ 100 milhões, enquanto no pay-per-view os lances são diferentes para cada um dos três anos de exibição dos jogos. Para 2012, o lance mínimo nessa modalidade é de R$ 250 milhões; em 2013, R$ 275 milhões e em 2014, a oferta mínima será de R$ 300 milhões.

TV aberta

O lance mínimo para a transmissão dos jogos do Brasileirão da TV aberta é de R$ 500 milhões por ano. A Globo já avisou que não participará da licitação, porque não aceita o fatiamento dos direitos por plataforma, como determinou o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no ano passado. A rede já está negociando o pacote fechado diretamente com os clubes de futebol e disse que tem o apoio da Bandeirantes.

Até o ano passado a Rede Globo detinha o direito de preferência na compra dos direitos do Brasileirão. Isto significava que podia apresentar contra-oferta para adquirir o pacote. No ano passado a Globo abriu mão desse direito, em acordo assinado com o Cade.

O Clube dos 13 ainda prevê mais duas licitações: a venda dos direitos de transmissão de jogos para outros países e de publicidades para estádios.

Fonte: Tele.Síntese
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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