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Feira do Consumidor em Porto Alegre-RS
   
     
 


12/03/2011

Feira do Consumidor em Porto Alegre-RS
Informando, educando e conscientizando

O parque da Redenção, patrimônio dos porto-alegrenses, sediou a terceira edição da Feira do Consumidor, evento comemorativo aos três anos do Procon Municipal e ao Dia Internacional do Consumidor, ocorrido no último dia 15. Ancorados no tema dessa terceira edição “Informando, educando e Conscientizando”, os fornecedores dos maiores segmentos estiveram em interação com seus clientes no final de semana 11 e 12 de março, esclarecendo dúvidas e resolvendo problemas.

Além de interagir diretamente com os fornecedores, os visitantes da Feira receberam cartilhas e materiais informativos sobre assuntos como telefonia, TV a cabo, empresas financeiras, planos de saúde e outros temas.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, citou em seu pronunciamento o Código de Defesa do Consumidor (CDC) como uma referência internacional na defesa do consumidor, alinhando o país junto de renomadas potências mundiais. Fortunati enfatizou a importância da atuação política comprometida, em um movimento viabilizador das necessidades reais da população. “Ser bem atendido, ter os seus direitos garantidos, e sentir que estes são efetivamente representados é um direito Cidadão”, ressaltou.

O Vereador Valter Nagelstein, Secretário Municipal de Produção Indústria e Comércio (Smic) abordou também a importância da atuação do poder público na mediação de conflitos e no aprimoramento técnico e operacional das relações consumeristas. Para Negelstein, é preciso aproximar o Estado das demandas da população, bem como superar o paradigma do conflito em prol de um novo conceito: o de ganha-ganhar.

Confira o vídeo abaixo com o depoimento do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, durante a abertura oficial da Terceira Feira do Consumidor de Porto Alegre.

Mais de 62 mil pessoas já foram atendidas pelo Procon de Porto Alegre desde sua criação e cerca de duzentas mil cartilhas já foram entregues nesses três anos de atuação. Além disso, o órgão realiza fiscalização preventiva e promove palestras e ações educativas, com o foco no desenvolvimento contínuo da consciência acerca dos direitos e deveres que pautam as relações de consumo.

Omar Ferri Jr, Coordenador do Procon de Porto Alegre, afirmou que o órgão busca a harmonização das relações de consumo e legitima os preceitos do Código de Defesa do Consumidor, que completou 20 anos recentemente. “Buscamos, no trabalho diário junto das demandas do consumidor, averiguar que caminhos podem ser úteis para um benefício mútuo, que gere ganhos secundários e indiretos à também outros consumidores. O Procon de Porto Alegre tem um índice de resolução de 87%, e isso é uma prova que estamos no caminho certo”, conclui Ferri.

O Secretário de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, Vereador Newton Braga Rosa, analisou um tópico que tem a maior relevância no mundo atual. O vereador comentou sobre o descarte de produtos tecnológicos que vem se tornando um problema ao consumidor, que se pergunta: “vou adquirir um computador novo. Mas o que faço com o antigo?”. Em vista disso, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia, criou um programa específico para a coleta e destinação desses materiais, que está foi exposto durante a Feira.

Já o diretor-geral do DMAE, Flávio Presser, destacou a importância das ações que incentivem o desenvolvimento de uma consciência de consumo. “Eventos como a Feira do Consumidor, que aproximam consumidores e fornecedores em prol da harmonia das relações estabelecidas mutuamente, devem ser replicadas em todos os municípios gaúchos”, comenta. Além disso, salientou que o DMAE oferece serviços essenciais, relacionados à saúde da população, e por isso deve priorizar e buscar um foco contínuo no cliente, atuando com inovação, ética e sustentabilidade.

Nesse mesmo sentido, o engenheiro Cláudio Rossiter, Gerente de Mercado Sul da Liquigás/Petrobrás, também faz um alerta aos participantes da Feira, que versa sobre um grave problema ético: a pirataria no segmento do GLP e outros produtos. "Estamos aqui para orientar e ouvir o consumidor, pois servir bem e com segurança é um compromisso da Liquigás", afirmou. O especialista recomenda expressamente que os consumidores verifiquem a procedência dos produtos adquiridos e evitem utilizar grelhas e lampiões diretamente acomplados no botijão de gás.

Confira as imagens:

Fonte: Consumidor-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: Redação

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