Lançado em março de 2010, o projeto é uma iniciativa da Cia. Zaffari e beneficia o Hospital de Pronto Socorro e a Santa Casa de Misericórdia através da doação do troco das compras feitas pelos clientes dos supermercados e hipermercados Zaffari e Bourbon de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Sendo da vontade do cliente fazer a doação, ele escolhe o valor e a entidade beneficiada, recebendo no mesmo instante um comprovante com a quantia doada e o nome da instituição favorecida.
Do valor total, R$150 mil foram direcionados para o Hospital de Pronto Socorro, que recebe as doações desde o início da campanha. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que passou a ser beneficiada pelo projeto em abril do ano passado, recebeu R$ 73 mil em doações.
Com o montante repassado, as instituições adquiriram equipamentos e materiais que passaram a ser utilizados no atendimento de diferentes setores, como áreas de cardiologia e otorrinolaringologia. “A parceria com a campanha Troco do Coração possibilitou ao Hospital de Pronto Socorro a aquisição de valiosos instrumentos que qualificam ainda mais a condição de excelência que apresentamos. Somos muito gratos não somente à Cia. Zaffari, mas também a todos que participam desta valorosa iniciativa", afirma o Dr. Júlio Henrique Ferreira, diretor geral do HPS.