No Brasil um marco na concretização dos direitos dos consumidores foi a implementação do Código de Defesa do Consumidor(CDC), que completa neste mês 20 anos de vigência no país, tendo sido promulgado em setembro de 1990.
|
|
Omar Ferri Júnior, Diretor Executivo do Procon Porto Alegre |
|
“O CDC (Lei 8078) foi elaborado com base na idéia de vulnerabilidade do comprador, lado mais fraco da relação de consumo estabelecida com fornecedores”, afirma o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior. Foi com a implantação do CDC, e criação dos procons estaduais e municipais, que a administração pública passou a fiscalizar os conflitos de consumo na comercialização de produtos e serviços, bem como aplicar multas aos maus fornecedores. “Respeitando o que determina o CDC estes fornecedores passaram a valorizar a qualidade do atendimento pós venda”, acrescenta.
Após o início da vigência do Código, observa-se a criação de uma multiplicidade de leis complementares em benefício do consumidor. Ferrí Júnior destaca que são exemplos destas normas os Estatutos do Idoso e do Torcedor, a Lei dos SACs, da Portabilidade Numérica e da Meia Entrada para Estudantes, que, além do CDC, também coíbem abusos contra os consumidores .
Idoso - O Estatuto do Idoso determinou, entre outros dispositivos, o atendimento preferencial individualizado junto a órgãos públicos e privados, a gratuidade da passagem no transporte coletivo urbano, assim como o desconto de 50% nos ingressos de atividades culturais.
Torcedor - Já o Estatuto do Torcedor prevê que, em eventos esportivos de grande dimensão, devem ser observados inúmeros aspectos para garantir o bem-estar das torcidas. Em cada jogo, deve haver, no mínimo, uma ambulância e uma equipe médica a cada dez mil pagantes, além de vários locais para a venda de ingressos, que devem ser numerados.
Lei dos SACs - Outra regulamentação implementada em benefício do consumidor foi a nova legislação dos Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs), viabilizada por Decreto Federal nº 6.523, em vigor desde 1º de dezembro de 2009. O dispositivo fixa normas gerais sobre o SAC por telefone de empresas fornecedoras de serviços regulados pelo poder público federal, e determina, entre outras medidas, que as ligações para o SAC sejam gratuitas, com atendimento 24 horas, nos sete dias da semana. Fixa também o emprego de apenas um número telefônico para todos os tipos de reclamações.
Telefonia - A portabilidade numérica é outra grande conquista dos consumidores e permite a troca de operadora de telefonia fixa e celular, com a manutenção do mesmo número telefônico.
Estudantes - Ferri Júnior ressalta ainda que os jovens também foram favorecidos com a implantação da Lei da meia entrada para estudantes, que assegura a quem estuda ou pessoas com idade até 15 anos o pagamento da metade do ingresso em espetáculos culturais e atividades esportivas realizadas na Capital gaúcha
Deve ser salientado ainda que a legislação contida no CDC aborda também o uso das ações coletivas, aperfeiçoando a utilização da Ação Civil Pública e do Inquérito Civil pelo Ministério Público.