TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Levantamento da Equifax aponta aumento do volume de cheques devolvidos em fevereiro
   
     
 


14/03/2011

Levantamento da Equifax aponta aumento do volume de cheques devolvidos em fevereiro
Foram registradas 1.449.613 devoluções
De acordo com levantamento de dados da Equifax, empresa fornecedora de soluções para gestão de negócios, em fevereiro o Brasil registrou um volume de 1.449.613 cheques devolvidos, um aumento de 3,61% em relação a janeiro. Comparado a fevereiro de 2010, o volume foi 6,82% menor. Na comparação por dias úteis, os resultados de fevereiro foram 8,79% superiores aos do mês anterior e 11,48% inferiores aos de fevereiro de 2010.
 
Para Alcides Leite, consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, o aumento do volume de cheques devolvidos em fevereiro é resultado da elevação dos juros no comércio e das restrições ao crédito promovidas pelo Banco Central. "O aumento da pressão inflacionária também contribui para a redução da renda disponível ao consumo, aumentando a dificuldade para o consumidor honrar suas dívidas. Nos próximos meses é possível que este movimento de elevação da inadimplência continue, porém em ritmo moderado, uma vez que a economia e a renda do trabalho devem continuar crescendo", ressalta Leite.
 
Ainda de acordo com o levantamento da Equifax, é possível constatar no gráfico abaixo que os resultados do volume de cheques devolvidos dos últimos meses promoveram uma reversão positiva na curva de tendência. 
 
 
Quanto ao volume de títulos protestados, os dados da Equifax, mostram que, em fevereiro, houve uma redução de 3,70% frente a janeiro e um crescimento de 9,95% em relação a fevereiro de 2010. Na comparação por dias úteis, o resultado de fevereiro foi 1,12% superior ao de janeiro e 4,45% superior ao de fevereiro do ano passado.
 
A redução do volume de títulos protestados, em fevereiro, deve-se a um efeito estatístico, uma vez que neste mês houve menos dias úteis do que o mês anterior. A análise que leva em conta os dias úteis, mostra que em fevereiro ocorreu um pequeno aumento frente a janeiro. Este pequeno aumento tem relação com a elevação nas taxas de juros, que encareceu o custo do financiamento ao consumidor e o acesso ao capital para as empresas. Para os próximos meses, espera-se a ocorrência de crescimento moderado no volume de títulos protestados. "As restrições ao crédito e a elevação das taxas de juros deverão colaborar para isso", conclui o consultor.
 
Por fim, a pesquisa aponta ainda que em fevereiro foram registrados 673.142 protestos, contra 698.997 registrados em janeiro e 612.238 registrados em fevereiro do ano passado.
 

Fonte: Bansen
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br