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Como determinar o valor da sua marca?
   
     
 


20/03/2011

Como determinar o valor da sua marca?
Gerando fortes estímulos no consumidor, a marca também pode definir o seu peso no mercado
A marca além de representar sentimentos e identificação direta, gerando fortes estímulos no consumidor, também pode definir o seu peso no mercado. “Uma marca ou um nome bem resolvido é o primeiro passo para o sucesso de uma empresa”, diz Valdomiro Soares, diretor da Marpa – Marcas e Patentes. Mas o que é necessário para que essa marca seja considerada como bem resolvida? Registrar e saber o valor do produto é fundamental para uma empresa que tem a ambição de se manter em alta, superando as instabilidades da economia e as agruras do mercado financeiro. 
 
Valdomiro explica que a avaliação da marca permite mensurar o seu real valor perante o mercado, não apenas com a finalidade de melhoria do patrimônio líquido, mas notadamente como forma de valorização do ativo em caso de uma eventual recuperação judicial,  falência, fusão, ou para melhoria de estratégia de marketing, declara. “Entre os métodos utilizados estão, os quantitativos, que buscam determinar um valor patrimonial, e os qualitativos, que determinam o reconhecimento e apreço que a marca conquistou no público”. 
 
Conforme o executivo ressalta, no Brasil, até pouco tempo um empresário só se preocupava em fazer a avaliação da marca da sua empresa em três ocasiões: quando a companhia era vendida; quando havia ruptura na sociedade ou em caso de divórcio. Agora, no entanto, as companhias de capital aberto ou as fechadas de grande porte (ativos acima de R$ 240 milhões ou receita bruta superior a R$ 300 milhões) precisam adotar obrigatoriamente as normas internacionais definidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade, que as obrigam a preparar o balanço de acordo com as normas da IFRGs (International Financial Reporting Standards), incluindo nas demonstrações contábeis os bens intangíveis da empresa.
 
A dimensão sobre a importância do valor de uma marca, também pode ser ilustrada pela recente resolução do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), que decidiu aceitá-las no rol de avaliação para liberação de empréstimos. Ou seja, uma marca forte favorece, até mesmo, as transações financeiras.

Fonte: Camejo
Autor: Daniele Lentz
Revisão e edição: André Lacasi

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