TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Porto Alegre é segunda capital em ranking de transparência
   
     
 


22/03/2011

Porto Alegre é segunda capital em ranking de transparência
Capital gaúcha atingiu o índice 75, ficando atrás apenas de Curitiba, que teve 75,9 como nota. Brasília foi a terceira colocada, pontuando 62,9.

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA  
Portal da Transparência  
Portal da Transparência
 
A pesquisa Transparência Orçamentária nas Capitais do Brasil, divulgada terça-feira, 22, pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), de Brasília, aponta Porto Alegre como a segunda capital mais bem colocada na avaliação das informações oferecidas sobre a gestão das finanças. A Capital gaúcha atingiu o índice 75, ficando atrás apenas de Curitiba, que teve 75,9 como nota. Brasília foi a terceira colocada, pontuando 62,9.

“Vamos continuar trabalhando para que tenhamos total transparência nas informações a serem prestadas ao cidadão de Porto Alegre. Todo o esforço e trabalho estão sendo realizados para aperfeiçoar os mecanismos que possibilitem total e absoluta transparência no trato da coisa pública”, afirma o prefeito José Fortunati.

De acordo com a publicação, uma das abordagens foi a pesquisa de conteúdo, incluindo os itens elaboração do orçamento, acesso à legislação orçamentária, conteúdo da legislação orçamentária, execução orçamentária do Executivo e do Legislativo e avaliação. Outro aspecto foi a percepção sobre a transparência orçamentária a partir de entrevista com profissionais de diferentes áreas de atuação.

Para o secretário municipal da Fazenda, Urbano Schmitt, a transparência está consolidada na gestão das finanças da prefeitura. Schmitt afirma que as ferramentas de transparência estão em permanente modernização e lembra que, em 2010, o município foi um dos pioneiros entre as capitais ao disponibilizar as receitas e as despesas em tempo real no Portal Transparência Porto Alegre (www.transparencia.portoalegre.rs.gov.br).

Para facilitar ao cidadão o armazenamento e a importação dos dados, a prefeitura criou no portal os recursos de download e impressão das planilhas. Aos fornecedores é possível acompanhar os pagamentos pelo número da nota fiscal, além de acessar informações sobre retenções e tributação. No site, é possível navegar ainda pelas seções de execução orçamentária e financeira, quadro funcional, folha de pagamento, diárias e passagens e contratações de pessoal.

Capitais ordenadas pela pontuação alcançada e posição em relação ao índice de transparência do ciclo orçamentário 

Capital
Índice
Curitiba
75,9
Porto Alegre
75,0
Brasília
62,9
Rio Branco
62,1
Fortaleza
60,3
Vitória
60,3
Porto Velho
60,3
Aracaju
60,3
Florianópolis
58,6
Manaus
56,9
Cuiabá
53,4
Rio de Janeiro
53,4
Belo Horizonte
51,7
Palmas
51,7
Recife
50,0
Maceió
48,3
Belém
44,8
São Paulo
44,8
Campo Grande
44,0
Natal
41,4
São Luís
37,9
Salvador
36,2
Goiânia
36,2
João Pessoa
31,0
Boa Vista
10,3
Macapá
0,0
Teresina
0,0

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br