TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Necessidade de legado pós-copa é destacado na abertura em seminário sobre a Copa 2014
   
     
 


17/04/2011

Necessidade de legado pós-copa é destacado na abertura em seminário sobre a Copa 2014
Salvador é a terceira cidade a receber o evento
Na abertura do “Seminário acompanhamento das ações para realização da Copa 2014”, que aconteceu dia 12, em Salvador, terceira cidade a receber o projeto Confea/Crea em Campo, a necessidade de que o evento deixe um legado para o Brasil foi destacada por autoridades presentes na mesa de abertura.
 
“É necessário que se foque na organização de uma Copa com a qualidade necessária, com obediência e adequações às necessidades que a nossa cidade precisa”, destacou o presidente do Crea-BA, Jonas Dantas, lembrando a importância desse evento para a Bahia, Salvador e Região Metropolitana. “Somente assim é que vamos vislumbrar a possibilidade de deixar um legado”.
 
Essa preocupação, segundo Jonas, fez o Crea Bahia realizar no ano passado dois seminários: um para tratar sobre a Fonte Nova – estádio que foi demolido e no local está sendo construído nova Arena – e Mobilidade Urbana, um dos maiores gargalos brasileiros, sobretudo quando se fala em mobilidade urbana.
 
De acordo com o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, tão logo foi anunciada a realização da Copa de 2014 no Brasil, o Sistema iniciou uma mobilização que permitisse uma discussão ampla com a sociedade. “Essa é uma grande oportunidade para o país. Uma excelente chance para o nosso desenvolvimento, por ser um evento acompanhado pela população mundial”, destacou.
 
“Isso traz responsabilidade para as nossas profissões, pois um dos desafios é buscar evitar o que aconteceu nos Jogos Panamericanos, realizado em 2007 no Rio de Janeiro, com o custo inicial aumentado quase sete vezes ao anunciado inicialmente. Por isso defendemos o planejamento das ações necessárias e a articulação nos mais variados níveis de governo, com a elaboração de uma matriz de responsabilidades”, defendeu Marcos Túlio.
 
Para o presidente do Confea, a falta de projeto técnico completo para executar os empreendimentos não pode acontecer. “Temos que ter projetos executivos completos, para que tenhamos o resultado esperado. Essa deve ser uma preocupação da sociedade e objeto de acompanhamento, por isso estamos realizando as audiências públicas nas 12 cidades-sede, para que os níveis de governo apresentem os estágios em que estão os projetos e obras. Assim teremos transparência e acompanhamento social”.
 
“Mobilidade urbana, arenas, portos e aeroportos, leitos nos hotéis e, principalmente, planejamento e articulação institucional para que os investimentos deixem um legado nas cidades e nos estados. Esses são alguns dos nossos desafios”, concluiu Marcos Túlio.
 
Para o coordenador do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), em Salvador, Leonel Leal, o acompanhamento para assegurar o legado e, principalmente, para fomentar o envolvimento da sociedade, é um dos principais pontos que devem ser observados pelo poder público. “Precisamos entender que não é somente o legado da infraestrutura  importante para a cidade. O legado social e cultural é tão ou mais importante para a construção de uma sociedade melhor, com inclusão social e o envolvimento da sociedade como um todo”, defendeu.
 
A realização de um trabalho em sintonia entre os governos federal, estaduais e municipais, com a elaboração de planos diretores estruturados, assim como está sendo realizado em Salvador, de acordo com Leonel, vai permitir a construção coletiva de um planejamento social e de uma infraestrutura necessária para a cidade de Salvador. “O resultado positivo dessa reflexão sobre a necessidade de planejamento e de acompanhamento é que vai assegurar o legado para a nossa cidade”, argumentou.
 
Já para o secretário Ney Campello, da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 na Bahia (Secopa), “quanto maior for o esforço crítico, mais chance teremos de fazer algo que deixe um legado para a sociedade. Esse é um momento positivo e colaborativo”, sugeriu, lembrando às entidades que “paralelo ao esforço de acompanhamento e fiscalização, há a necessidade de debate. Essa não é uma responsabilidade somente do governo, mas é também a nossa expectativa de contribuir de forma propositiva e contributiva, pois esse é o papel de cada uma das organizações e da própria sociedade civil”.
 
Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia, Nilton Vasconcelos, os investimentos precisam, também, melhorar a qualidade na área da saúde. “Ao longo desse período queremos destacar aspectos fundamentais, com atração de investimentos, a construção de um legado e a busca da sustentabilidade. Dentro de uma perspectiva de que o retorno melhore a vida dos cidadãos da cidade de Salvador. Esse tem sido o objetivo que estamos perseguindo de forma determinada”, concluiu.
 
Durante a programação serão realizados quatro painéis: I – Planejamento do evento, com apresentação dos projetos existentes; II – Infraestrutura; III – Fiscalização e Controle Social, momento em que será apresentado o relatório da FPI realizada pelo Crea-BA na semana passada (05.04) e IV – Legados.

Fonte: Confea
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br