TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Secretaria alerta para cuidados com a saúde no inverno em Porto Alegre
   
     
 


15/07/2011

Secretaria alerta para cuidados com a saúde no inverno em Porto Alegre
Com a chegada do inverno, o tempo mais frio e seco acaba tendo efeitos negativos sobre a saúde das pessoas, sendo necessário redobrar os cuidados com as doenças respiratórias

Foto: Guilherme Santos/PMPA  
Proteger a cabeça e o rosto são formas de manter o calor do corpo  

Proteger a cabeça e o rosto são formas de manter o calor do corpo

 
Com a chegada do inverno, o tempo mais frio e seco acaba tendo efeitos negativos sobre a saúde das pessoas, sendo necessário redobrar os cuidados com as doenças respiratórias. O alerta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é para que a população se proteja e não seja prejudicada pelas baixas temperaturas. Nesse sentido, algumas ações são importantes para ficar longe dos problemas tão comuns nesta época do ano, como resfriados e gripes, com coriza, tosse e febre, que podem ser evitadas com medidas simples, como lavar as mãos constantemente.

Nesta época, o ar fica mais frio e seco, o que interfere com sistemas de defesa das vias aéreas, facilitando a propagação de vírus e bactérias. A baixa umidade do ar também dificulta a eliminação da secreção acumulada nos pulmões, favorecendo a instalação de bactérias no aparelho respiratório. A transmissão dos agentes causadores de doenças infecciosas é elevada à décima potência quando ficamos muito tempo em lugares fechados e aglomerados. É a soma desses fatores que faz o número de pessoas doentes aumentar no inverno.

Para se proteger de problemas característicos do período, a pneumologista Elaine Ceccon explica que, para prevenção de doenças virais, como resfriados e gripes, as recomendações são lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar copos, talheres, alimentos e objetos de uso pessoal, cobrir com um lenço descartável a boca e o nariz sempre que tossir ou espirrar e, o mais importante, não ingerir remédios sem consultar o médico. “Esses cuidados simples, se incluídos na rotina, reduzirão muito os riscos da pessoa contrair resfriado e gripe, entre outras doenças contagiosas”, afirma Elaine. A pneumologista lembra ainda os cuidados importantes para quem tem asma, que deve manter o uso regular da medicação preventiva, não fumar, além de manter as crianças afastadas da fumaça do cigarro, e conservar os ambientes ventilados, sem descuidar do frio.

Dicas para se proteger do frio - Não descuidar de manter uma ventilação adequada nos ambientes, mas cuidar para não mantê-lo frio, tentando manter uma temperatura ambiente de 20 a 21 graus; ingerir bastante líquido durante o dia, utilizar refeições quentes. Na rua, utilizar várias camadas de roupa, de acordo com a temperatura ambiente; usar gorros (ou outro tipo de proteção), uma vez que uma boa parte do calor corporal se perde pela cabeça; proteger as mãos com luvas; não expor a pele diretamente ao frio, utilizar cremes hidratantes; manter as roupas secas - caso seja necessário, trocar as peças de roupas molhadas.

Importante - tentar manter condições de uma vida saudável com dieta equilibrada, que enfatiza frutas e vegetais frescos, cereais integrais e proteína magra (carne de peixe ou frango). O tempo de sono necessário para um sistema imunológico saudável varia de pessoa para pessoa, sendo o ideal próximo de 7 a 8 horas. A prática de exercícios físicos regulares fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir a ocorrência de infecções em alguns casos. Não fumar.

Fonte: PMPA
Autor: Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br