TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Enagás 2011: Entrevista com Rodrigo Pimentel, ex-capitão do BOPE
   
     
 


20/08/2011

Enagás 2011: Entrevista com Rodrigo Pimentel, ex-capitão do BOPE
Cenas do filme "Tropa de Elite 2" acontecem em lugares de venda ilegal de gás
 
Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE), participou do 2º Encontro Nacional de Gás (Enagás), em Brasília. Com o título “Construindo tropas de elite”, Pimentel utiliza sua experiência como formador de um dos grupos mais disciplinados na polícia, com ações que resultaram na prisão de bandidos perigosos no Rio de Janeiro.
 
Ao chegar para o evento, ele destacou os perigos da venda ilegal do Gás LP, lema do Programa Gás legal, e que, inclusive, cenas do filme “Tropa de Elite 2” acontecem em lugares de venda ilegal de gás.
 
Sindigás: Como você identifica o combate à venda ilegal de gás com a violência?
 
Pimentel: Ao chegar aqui, eu me dei conta de que as duas cenas mais violentas do “Tropa de Elite 2” acontecem com relação à venda ilegal de gás em favelas. Enquanto a polícia ainda acredita que o pilar de sustentação da dominação armada é a droga, você descobre que uma família foi assassinada porque compraram gás em lugares não permitidos pelo miliciano ou traficante, que domina a venda naquela comunidade ou naquele bairro.

Sindigás: Qual é, na sua opinião, o maior prejuízo com a venda ilegal de gás LP?
 
Pimentel: O gás faz parte da cesta básica e quem controla esses pontos obriga as famílias a pagarem a mais pelo botijão. O que, depois de um ano, faz muita falta. Milhares de cariocas são obrigados a comprar gás nas mãos de assassinos.

Sindigás: Como alterar esse cenário?
 
Pimentel: Qualquer produto cuja venda não seja controlada e normatizada vira argumento de dominação armada. O primeiro ponto de venda ilegal em comunidades no Rio foi na favela da Rocinha. Hoje, a Rocinha consome 70 mil botijões por mês. Imagina o prejuízo e o perigo a que essas pessoas têm que submeter?

Sindigás: E sua palestra? O que você pretende apresentar?

Pimentel: Eu faço duas analogias na construção de uma liderança: a minha experiência no BOPE e como roteirista do filme “Tropa de Elite”. A essência do “caveira” é a determinação, a abnegação e a crença no que faz. Você tem que ser empreendedor. É assim que se conduz uma liderança.

Fonte: Sindigás
Autor: Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 1 comentários


Eduardo 
É verdade... Ninguém fala sobre o fundo de arrecação. Pra onde vai o dinheiro arrecadado com as multas???
31/08/2011 
   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br