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Mídias sociais revolucionam a comunicação corporativa
   
     
 


25/08/2011

Mídias sociais revolucionam a comunicação corporativa
Debate realizado na CIC com especialistas no tema encerrou 7º Somando Ideias
Uma mesa redonda sobre o poder e a influência das redes sociais no mundo corporativo e seu uso como ferramenta para o desenvolvimento de novos negócios encerrou a 7ª edição do ciclo de palestras Somando Ideias na noite da quarta-feira (17), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Iniciativa do Conselho da Mulher Empresária/Executiva da CIC, o evento contou com a participação da jornalista e doutora em redes sociais Roberta Mânica, do advogado Álvaro Kleinowski e do diretor da Tua Web Tecnologia, Fábio Storchi, que debateram o tema sob a mediação do jornalista Maurício Roloff. Em comum, a opinião de que as mídias sociais estão revolucionando a forma como as empresas se comunicam com o mercado.
 
Entre os vários números apresentados por Roloff, que comprovam o alcance das novas redes, está o de que 65% das empresas brasileiras têm presença nas mídias sociais. Segundo o jornalista, fazer uso destas ferramentas hoje é tanto uma opção como uma necessidade. “Levantamentos apontam que 25% de todo o tempo online das pessoas são gastos nas redes sociais”, ressaltou.
 
Para Fábio Storchi, as redes sociais são um conjunto de novas tecnologias de comunicação que se destacam por serem mais participativas e integradas. “As redes sociais dão muito mais poder ao consumidor”, comentou. Outra característica marcante, acrescentou, é o fato de as novas mídias permitirem a produção de conteúdos de "muitos para muitos" e sem controle editorial.
 
O diretor da Tua Web Tecnologia revelou ainda que 78% dos usuários das redes sociais confiam na recomendação de outros internautas e que 14% confiam na propaganda corporativa. O que uma empresa precisa para ter sucesso nas redes sociais? Storchi sugeriu: criar reputação, mostrar confiabilidade e demonstrar o potencial do seu produto ou serviço.
 
Na mesma linha de pensamento, a jornalista Roberta Mânica afirmou que 90% das empresas já realizaram algum tipo de campanha de marketing digital. Para a especialista no tema, as mídias sociais criam, constroem e mantêm a identidades das marcas corporativas, motivo pelo qual se entende a importância de gerenciá-las com criatividade e eficácia. Ela também destacou a importância dos perfis pessoais e profissionais e disse que uma porcentagem expressiva de empresas contrata após consulta às redes sociais. “Cuidado com o que você posta no seu perfil”, aconselhou.
 
Já o advogado Álvaro Kleinowski, que é também conselheiro da OAB/Caxias do Sul, falou sobre o aspecto legal do que é veiculado por meio destas redes e sobre as responsabilidades jurídicas de quem manipula informações. Segundo ele, havendo manipulação de informação, a pessoa atingida tem o direito de pedir o bloqueio desse conteúdo junto à empresa que detém o site ou, por vias jurídicas, para pedir reparação por dano moral. Kleinowski também afirmou que o direito da liberdade de imprensa e de pensamento, embora ainda muito recentes na cultura do País, tem prevalecido nas decisões da Justiça.

Fonte: CIC – Assessoria de Imprensa
Autor: Marta Sfreddo
Revisão e edição: André Lacasi

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