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Vendas de novas cotas superam um milhão
   
     
 


18/09/2009

Vendas de novas cotas superam um milhão
Estudo da ABAC revela perfil e preferência dos consorciados

As vendas do Sistema de Consórcios ultrapassaram um milhão de novas cotas no acumulado dos sete primeiros meses do ano. Os estudos feitos pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostraram que houve um crescimento de 13,6% sobre as 969 mil do mesmo período do ano passado.

O total de participantes ativos, em julho último, atingiu 3,71 milhões, 6,3% maior que os 3,49 milhões de um ano antes. Para o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, “os estudos confirmam os resultados da última pesquisa feita pela entidade que apontou que o consumidor de consórcios tem aumentado nas classes A e B, com forte presença feminina, especialmente entre os jovens consumidores”. O acumulado de contemplações, de janeiro a julho de 2009, registrou alta de 22,6%. O volume estimado chegou a 545,7 mil, enquanto nos sete primeiros meses de 2008 totalizou 445 mil. Atualmente, o Sistema de Consórcios inclui bens móveis duráveis, veículos automotores, imóveis e serviços.

Consórcios de veículos automotores já somam três milhões de participantes

Ao superar a marca de três milhões de participantes em julho, os consórcios de veículos automotores confirmaram a continuidade da tendência de alta registrada no início da crise, no último quadrimestre de 2008. Com 7,3% mais que os 2,86 milhões apontados um ano antes, “os números representam a consolidação do Sistema, uma criação brasileira de mais 45 anos, junto ao consumidor brasileiro que planeja poupar com objetivo determinado, sem pagar juros”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Os estudos feitos pela assessoria econômica da associação mostraram ainda que a comercialização de novas cotas, nos sete primeiros meses deste ano, somou 916,5 mil (janeiro-julho/2009), 15,7% mais que as 791,9 mil (janeiro-julho/2008) no mesmo período do ano passado. A aquisição de veículos automotores pelos contemplados esteve em alta. O acumulado de 478,8 mil contemplações de 2009 (jan-jul) foi 29% maior que as 371 mil (jan-jul/2008) anteriores. Em todo o Sistema de Consórcios há mais de 3,71 milhões de consorciados em grupos de veículos automotores, imóveis, bens móveis duráveis e serviços.

Motos, mais de dois milhões de participantes

Pela primeira vez nos últimos cinco anos, em julho, o número de participantes ativos nos grupos de motocicletas e motos superou dois milhões, 8,6% mais que o 1,86 milhão, do mesmo mês, no ano passado. O presidente executivo da ABAC explica que, “no segmento motociclístico, a presença masculina das classes A e B, na faixa etária dos 20 aos 39 anos, é maioria, com mais de 70%. A última pesquisa revelou ainda que o consumidor está consciente de que consórcio é uma forma de poupança. Uma postura que leva à formação de patrimônio”.

As contemplações nos primeiros sete meses do ano registraram a marca de 354,1 mil, 42,8% mais que as anteriores 247,9 mil (janeiro-julho/2008). O acumulado de vendas de novas cotas atingiu 660,4 mil (janeiro-julho/2009), 15,1% maior que as 573,7 mil (janeiro-julho/2008) de doze meses antes. De acordo com estudos feitos pela assessoria econômica da ABAC, este ano a participação dos consórcios no mercado interno de motocicletas e motonetas dobrou em relação a 2008. Subiu de 20,9% para 41,4%.

Vendas de cotas crescem mais de 22% nos leves

A adesão de novos consorciados nos grupos de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas) aumentou 22,4% nos primeiros sete meses deste ano. Mais de 230,5 mil cotas foram vendidas, enquanto no mesmo período de 2008 foram 188,4 mil, segundo os estudos. As contemplações também apresentaram crescimento. No período de janeiro a julho de 2009, o acumulado chegou a 110 mil unidades, contra as anteriores 109,1 mil (janeiro-julho/2008), uma alta de 0,8%. O estudo revelou também que, em julho, o número de participantes chegou a 885 mil, 4,4% mais que os 848 mil do mesmo mês no ano passado.

“A presença da mulher como consumidora de consórcios de automóveis tem se mantido em 44%, de 2006 a 2009, enquanto a masculina, também estável, ficou nos 56% no mesmo período. A participação dos jovens, na faixa de 20 a 29 anos, contribuiu significativamente para o crescimento, evoluiu de 10%, em 2006, para 21%, em 2009”, explica Rossi.

Consórcio de veículos pesados bate recorde de participantes

O número de consorciados de veículos pesados (caminhões, ônibus, tratores, implementos rodoviários e agrícolas), em julho, ultrapassou 163,8 mil, 8,8% mais que os 150,5 mil, do mesmo mês, no ano passado. Os estudos feitos pela assessoria econômica da entidade registraram o recorde atingido no momento em que esse mercado reverte a tendência de baixa ocorrida no final de 2008. “No transporte de carga, com a predominância masculina de 89%, na faixa etária entre 30 e 50 anos, o recorde explica a procura pelo consórcio como forma de planejamento na renovação ou ampliação de frota”, esclarece Rossi.

Enquanto as vendas de cotas acumularam 25,6 mil novas unidades de janeiro a julho deste ano, 14,1% menos que as 29,7 mil no mesmo período do ano passado, as 14,7 mil contemplações totalizadas em 2009 (jan-jul) foram 4,9% maiores que as 14 mil de 2008.

A melhor opção para quem quer a casa própria

O sonho da casa própria tem sido cada vez mais procurado por quem planeja e deseja economizar. O volume de adesões chegou a 117,3 mil novas cotas (janeiro-julho/2009), 2,3% mais que as 114,6 mil anteriores, segundo a pesquisa. Ainda neste ano, de janeiro a julho, as contemplações acumularam 38,5 mil consorciados que puderam comprar seu imóvel. O número é 12,1% maior que as 34,4 mil do mesmo período em 2008.

A última pesquisa feita pela entidade revelou que 90% dos entrevistados são das classes A e B. O levantamento apontou que, enquanto a presença da mulher cresceu 67% de 2006 para 2009, subindo de 24% para 40%, o número de jovens da faixa etária de 20 a 29 anos duplicou, saindo de 8% para 15%, nos mesmos três anos. Para Rossi, “o consórcio tornou-se um mecanismo de poupança, cuja disciplina, propicia economia para quem planeja a aquisição da casa própria, objetivo número um do brasileiro”.

O crescente interesse pelo Sistema de Consórcios também é exemplificado pelo número de participantes ativos que, em julho, superou 531 mil, 7,3% mais que os 495 mil do mesmo mês de 2008.

Consórcios de eletroeletrônicos em ritmo de alta

Depois de apresentar uma média mensal de vendas de 9,6 mil cotas no primeiro semestre deste ano, o setor de consórcio de eletroeletrônicos registrou a comercialização de 10,2 mil unidades em julho, uma alta de 6%. O acumulado dos sete primeiros meses de 2009 somou 67,6 mil, 8% mais que o total obtido de 62,6 mil (janeiro-julho/2008), doze meses antes.

Apesar da alta nas adesões, de acordo com os cálculos houve retração no total de contemplações. Com baixa de 28,3%, o acumulado desceu de 39,6 mil (janeiro-julho/2008) para 28,4 mil. Também o total de participantes registrou decréscimo, de 136 mil consorciados contabilizados em julho do ano passado, o número chegou a 111 mil no mesmo mês deste ano, uma queda de 18,4%.

Para o presidente executivo da ABAC, “a reversão da tendência apóia-se na recuperação da economia. O perfil do consumidor de consórcio de eletroeletrônicos mostra um equilíbrio entre homens e mulheres predominantemente da classe B. A faixa etária tem, contudo, mudado. Em 2006, estavam mais presentes entre os que tinham de 30 e 39 anos e em 2009 ficaram entre os que têm 40 e 50 anos”.

Fonte: Tamer Comunicação Empresarial
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

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