A cobrança irregular de tarifas foi o principal motivo das reclamações contra bancos no mês de agosto, segundo divulgou o Banco Central na última quinta-feira (17). Das 993 reclamações, 156 eram sobre essa cobrança, que representou 15,71% do total.
Do total referente às tarifas, 65 reclamações foram feitas contra o banco Itaú. Em seguida, estão o Bradesco, com 37, e o HSBC, com 19. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil aparecem logo após, com 10 reclamações cada.
Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a liquidação antecipada, com 155, ou 15,61%. Nesse caso, as cinco instituições que mais sofreram reclamações desse tipo foram BMG (112), J. Malucelli (18), Matone (7), Máxima (6) e Santander (3).
Em terceiro está conta - débitos, com 116 reclamações, ou 11,68%, seguida por outros - IF, com 103, ou 10,37%. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de agosto:
Reclamação |
Número |
Representação |
Tarifas - Cobrança Irregular |
156 |
15,7% |
Liquidação Antecipada |
155 |
15,61% |
Conta - Débitos |
116 |
11,68% |
Outros - IF |
103 |
10,37% |
Circ. 3289 |
34 |
3,4% |
Conta - Encerramento |
33 |
3,3% |
Conta - Saques |
32 |
3,2% |
Res. 2878 - Atendimento |
29 |
2,9% |
Golpe - IF |
22 |
2,2% |
Res. 2878 - Fornecimento
de Documentos |
22 |
2,2% |