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Cobrança irregular de tarifas lidera reclamações contra bancos em agosto
   
     
 


18/09/2009

Cobrança irregular de tarifas lidera reclamações contra bancos em agosto
Irregularidade na cobrança fez com que 156 pessoas reclamassem de instituições financeiras, segundo dados do BC

A cobrança irregular de tarifas foi o principal motivo das reclamações contra bancos no mês de agosto, segundo divulgou o Banco Central na última quinta-feira (17). Das 993 reclamações, 156 eram sobre essa cobrança, que representou 15,71% do total.

Do total referente às tarifas, 65 reclamações foram feitas contra o banco Itaú. Em seguida, estão o Bradesco, com 37, e o HSBC, com 19. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil aparecem logo após, com 10 reclamações cada.

Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a liquidação antecipada, com 155, ou 15,61%. Nesse caso, as cinco instituições que mais sofreram reclamações desse tipo foram BMG (112), J. Malucelli (18), Matone (7), Máxima (6) e Santander (3).

Em terceiro está conta - débitos, com 116 reclamações, ou 11,68%, seguida por outros - IF, com 103, ou 10,37%. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de agosto:

Reclamação Número Representação
Tarifas - Cobrança Irregular 156 15,7%
Liquidação Antecipada 155 15,61%
Conta - Débitos 116 11,68%
Outros - IF 103 10,37%
Circ. 3289 34 3,4%
Conta - Encerramento 33 3,3%
Conta - Saques 32 3,2%
Res. 2878 - Atendimento 29 2,9%
Golpe - IF 22 2,2%
Res. 2878 - Fornecimento
de Documentos
22 2,2%

Fonte: InfoMoney
Autor: Roberta de Matos Vilas Boas
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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