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Vereadores mirins do colégio israelita serão diplomados na câmara municipal de Porto Alegre
   
     
 


18/09/2009

Vereadores mirins do colégio israelita serão diplomados na câmara municipal de Porto Alegre
Evento ocorre nesta segunda-feira (21)

Alunos integram o "poder político" da cidade-laboratório de 500 m² construída pelo colégio, projeto que reproduz dentro do ambiente escolar a vida em sociedade. Os pequenos políticos serão recebidos pelos vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre na segunda-feira, dia 21, às 14h. No evento de inauguração da cidade Ir Ktaná, que acontece na quarta-feira, dia 23, às 19h30min, prefeito mirim será empossado pelo prefeito em exercício de Porto Alegre, José Fortunatti

A Ir Ktaná, cidade-laboratório erguida pelo Colégio Israelita Brasileiro para reproduzir diariamente - e na prática - a vida política e social que aguarda os alunos fora do ambiente escolar, está prestes a conhecer a turma de políticos mirins que comandará a prefeitura e a câmara municipal do espaço. Nesta segunda-feira (21), às 14h, os oito pequenos vereadores que integram o poder político do projeto visitarão a Câmara Municipal de Porto Alegre para serem diplomados pelos próprios vereadores da Capital gaúcha, e apresentarão a Ir Ktaná aos políticos, um empreendimento pedagógico inovador que busca formar, desde a Educação Infantil, cidadãos mais ativos e conscientes da vida em sociedade. Funcionando sob a gerência dos próprios estudantes, a contrução tem prefeitura, supermercado, loja, centro cultural, centro de ciência e tecnologia, moeda própria com valor equivalente ao Real e carteira de identidade para todos seus cidadãos (os alunos).
 
Além dos mini-vereadores, representantes das turmas de 1ª a 4ª série do Israelita eleitos por seus próprios colegas de aula, a cidade também contará com um prefeito e secretários da cultura, meio ambiente e financeiro, que concorrem ao cargo através de eleição realizada dentro da escola com urnas eletrônicas reais, cedidas pelo TRE. Ao todos, nove candidatos – sete meninas e dois meninos – lançaram candidatura. O prefeito mirim será conhecido no evento que marca o lançamento da cidade-laboratório, na quarta-feira (23), às 19h30min, no Colégio Israelita (Protásio Alves, 943), e será empossado pelo prefeito em exercício de Porto Alegre, José Fortunatti, que entregará a chave da cidade ao pequeno político. A cerimônia ainda contará com a presença de representantes políticos do Estado e município, apoiadores da iniciativa e membros da comunidade Judaica. Os convidados serão recebidos na própria cidade, decorada com iluminação cênica especialmente para a ocasião e assistirão também a danças tradicionais judaicas, preparadas pelo grupo de dança do Colégio.

(SAIBA TODOS OS DETALHES SOBRE A CIDADE-LABORATÓRIO NO TEXTO ABAIXO)

É senso comum entre pais e especialistas em educação que a escola é a primeira experiência em sociedade onde crianças e jovens podem testar e vivenciar, em menor escala, noções básicas de cidadania, cooperação, senso de coletivo e aprendizagem em grupo, em preparação para os desafios da vida adulta. Foi baseado nesta ideia que o Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre, resolveu ir além das experiências adquiridas dentro do currículo escolar, para oferecer a seus alunos uma oportunidade de experimentar diariamente – e na prática – a organização política e social que os aguarda fora do ambiente educacional. Como? A escola construiu uma cidade real dentro do espaço escolar,a Ir Ktaná.
 
 
 
IR KTANÁ –PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
 
Conjunto urbano de 500 m² de área construída, desenvolvido a partir de projeto arquitetônico específico, a cidade-laboratório Ir Ktaná é formada por 10 edificações e 6 logradouros.
 
Nos edifícios, funcionam núcleos representativos das principais instituições sociais:
 
- Governo e cidadania: prefeitura e câmara de vereadores, com expedição da carteira do cidadão, que inclui o vínculo das crianças com diferentes projetos da cidade.
- Religião, filosofia e poder judiciário: sinagoga, um espaço para liturgias e para a realização de estudos e assembléias.
- Família: casa com cozinha experimental e quarto de brinquedos
- Sistema financeiro: banco e moeda própria
- Comércio: loja e supermercado
- Pesquisa: laboratório de robótica, marcenaria, estúdio fotográfico, observatório astronômico - Empreendedorismo: incubadora para o exercício de novas relações de trabalho.
- Cultura: espaço para exposições e apresentações.
- Imprensa: Centro de Multimídia para produções da rádio e do jornal local.
- Sustentabilidade: cultivo de horta, telhado verde, captação e aproveitamento de água da chuva. 
 
 
Conceito
 
Iniciativa inovadora no País, o Colégio Israelita Brasileiro é responsável por transformar em realidade a Ir Ktaná, cidade-pequena em hebraico, uma cidade-laboratório que reproduz de maneira fiel – a construção tem prédios em tamanho real que chegam a 7 metros de altura – os principais ambientes de uma sociedade urbana organizada. O mais importante é que o “município” será gerido pelos próprios estudantes, em sua maioria de 6 a 10 anos, supervisionados por educadores. O local possui prefeitura, câmara de vereadores, moeda própria, carteira de identidade, ruas sinalizadas, e 10 núcleos, entre eles um banco, um supermercado, um centro cultural, uma empresa multimídia e uma loja para comercialização de produtos tributados pela prefeitura da Ir Ktaná.

O projeto acalentado há dois anos pela equipe do Israelita está a serviço de seu programa pedagógico e promete alçar a instituição a outro patamar de excelência em pedagogia infantil. “A Ir Ktaná será utilizada diariamente como uma extensão da sala de aula e, principalmente, como uma ferramenta poderosa na formação de cada aluno como cidadão ativo, empreendedor e consciente da vida em sociedade desde as séries iniciais”, explica Mônica Timm de Carvalho, diretora geral da escola. Quase 700 alunos da Educação Infantil a Ensino Médio irão usufruir do projeto. Para tal, todo o quadro de professores e equipe pedagógica esteve envolvida durante um ano e meio em grupos de estudos e desenvolvimento de currículo pedagógico adaptado à nova cidade. Os profissionais foram auxiliados por consultores em pedagogia, engenharia de produção e gestão de instituições como UFRGS.
 
Projeto arquitetônico tem prédios em tamanho real
 
Inspirada na arquitetura de cidades históricas israelenses, a Ir Ktaná reúne tradição e modernidade, traduzindo assim a marca do Colégio Israelita em um projeto arquitetônico. “Cuidamos para que a arquitetura seja entendida pelas crianças de um modo prático e simbólico, sempre referenciando a história e a memória”, comenta a arquiteta do projeto, Sandra Axelrud Saffer, sobre a construção de prédios em pedra e reboco amarelo, e ruas estreitas e sinuosas. Erguidos em tamanho real, alguns prédios foram concebidos seguindo o conceito arquitetônico retrofit, que preserva um visual histórico em edificações que abrigam atividades contemporâneas. Segundo Sandra, nada na Ir Ktaná lembra uma casa de bonecas. “É um espaço de urbanidade, o que significa que ela possui tudo que uma cidade tem – em termos políticos, econômicos, culturais e sociais, materializados nos espaços públicos e nos prédios”, explica.
 
Os ambientes internos também receberam atenção especial. Elaborados pela arquiteta de interiores Clarice Gus, receberam equipamentos reais e com tecnologia de ponta. Os móveis são em escala menor, a fim de serem utilizados mais confortavelmente pelas crianças.
 
Cidade é gerida pelos próprios alunos e tem, entre outros espaços, prefeitura, banco, supermercado, imprensa própria e lojas.
 
Logo na entrada da cidade, os visitantes chegam ao espaço verde dedicado à produção sustentável de hortaliças, irrigadas através de um sistema de captação e aproveitamento da água da chuva. A cidade tem também um telhado verde, e os alunos construirão sistemas para produção de energia sustentável, como eólico e solar.Tais assuntos servirão como material didático para os professores trabalharem a responsabilidade ambiental.
 
Seguindo pela rua da Paz, primeira via de acesso à Ir Ktaná, está a Casa da Família, espaço voltado para representação da organização familiar. Equipada com cozinha completa, mini quarto e sala, a Casa fica em frente à sinagoga,capaz de abrigar turmas inteiras para estudos de matérias curriculares, realização de cerimônias judaicas e espaço para resolução de conflitos (poder judiciário).
 
Epicentro da cidade, a Praça da Cidadania congrega ao seu redor os poderes político, financeiro e religioso. No formato de Ágora, conceito grego de praças criadas para reunir os cidadãos, o espaço tem o chão decorado com o símbolo da cidade, uma estrela de Davi desenhada em mosaico de pedras, reproduzida pela artista plástica Iara Sclovsky. A praça dá acesso não somente à sinagoga, mas também ao banco – monitorado por uma gerente que fará as transações com a moeda corrente da cidade, a IRK –; um supermercado com direito à caixa registradora e produtos confeccionados pelos próprios alunos; uma empresa multimídia de rádio e jornal, composta de equipamento de áudio para operação da rádio local, e de computadores para a produção do jornal mensal, elaborado pelos próprios alunos, e que circulará pelo Colégio.
 
É também na praça que está localizada a Prefeitura da Ir Ktaná, prédio de dois andares que abriga a Câmara de Vereadores e o Gabinete do Prefeito. No segundo piso, há acesso a um balcão elevado de onde o representante da cidade pode enxergar a praça, discursar e ouvir os pedidos dos demais cidadãos. Na edificação, ainda foi projetada uma réplica da Boca da Verdade, famosa escultura italiana, reinterpretada pela artista plástica Elaine Levenzon Unicowski, que servirá como urna onde os cidadãos podem depositar pedidos, reclamações e reivindicações à prefeitura.
 
Saindo da Praça da Cidadania, chega-se à Travessa da Cultura, que abriga um Centro Cultural a funcionar como galeria para exposição de obras visuais e escritas produzidas pelos alunos, e a servir de espaço para palestras, exibição de filmes, debates e cursos. Logo à frente está a Incubadora,uma área criada para dar suporte em gestão a projetos empreendedores dos alunos. Produtos criados, por exemplo, poderão posteriormente ser comercializados na loja da cidade – situada um pouco mais a frente, na Alameda do Futuro –, com o objetivo de desenvolver, assim, a educação financeira.
 
Por fim, no Largo da Inovação se tem acesso à moderna construção em aço, concreto e vidro que dá vida ao Núcleo de Ciência e Tecnologia, equipado com o que há de mais moderno para o estudo da robótica, eletrônica e astronomia. O local abriga ainda uma sala de marcenaria e um Media Center, onde os estudantes podem registrar em vídeo e foto as peças produzidas durante as aulas, além de um terraço que pode ser utilizado como observatório astronômico. Lá, um telescópio poderoso reproduz em telão na sala abaixo as imagens do céu.
 
Cidadania, Política e Economia
 
A experiência de gerir uma cidade é uma oportunidade rica e única que traz noções reais e preciosas sobre a vida em sociedade, uma proposta por si só capaz de quebrar paradigmas pedagógicos. Para o bom funcionamento da Ir Ktaná, cada estudante possuirá sua Carteira de Cidadão, documento impresso que garante os direitos e deveres na pequena sociedade. Além disso, na busca por desenvolver futuras lideranças e formar crianças e jovens politicamente ativos, atualmente a escola está envolvida com a campanha política que elegerá o prefeito e a câmara de vereadores, equipe responsável pela manutenção das leis e por colocar em prática as ações e propostas requisitadas pelos demais cidadãos para a melhoria e crescimento da cidade. Para lançar sua candidatura, cada chapa recebeu uma parte do “dinheiro público”, no total de IRK$ 20,00 (vinte irks) cada, para produzir cartazes e panfletos de divulgação de sua plataforma política.
 
A eleição acontecerá com a votação realizada em urnas eletrônicas reais, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, e cada candidato deverá prestar contas de como o dinheiro público foi utilizado durante a campanha. O primeiro prefeito da Ir Ktaná será conhecido justamente no evento de lançamento da cidade, no dia 23 de setembro. Além de eleger seus representantes, os cidadãos participam ativamente do gerenciamento da cidade, em reuniões gerais na Praça da Cidadania, no levantamento de prioridades de ações de melhorias e na gestão prática dos demais ambientes do município.
 
A educação para a economia é outra proposta em pauta. Os alunos irão gerenciar dia a dia a moeda local, o IRK, que tem cotação de 1 para 1 com a moeda brasileira, o Real. Impressa em cédulas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 IRKs, a moeda será utilizada nas compras na loja, onde os produtos são devidamente tributados, e o dinheiro enviado para os cofres públicos para utilização nas melhorias da cidade. Tamanha responsabilidade tem como propósito a preparação para as práticas econômicas, senso colaborativo e postura investigativa em relação a problemas reais da vida em sociedade. “É um ambiente pedagógico completo. Economia, empreendedorismo, política e cidadania estão presentes diariamente em pauta. Isso sem contar a importância desse projeto para o currículo sócioafetivo do colégio, e para o desenvolvimento da identidade, do caráter e do senso de responsabilidade com o outro e com o bem comum”, completa a diretora Mônica Timm de Carvalho.
 
Cidade tem site próprio
 
Real em todas as suas dimensões, a Ir Ktaná também ganhou um site próprio. Basta acessar , endereço em que toda a comunidade escolar, pais e público em geral poderão manter contato direto com a cidade, conhecer melhor as atividades promovidas e o projeto pedagógico por trás de sua criação. No site, é possível acessar o blog do projeto, ver fotos e acompanhar o dia-a-dia dos alunos que embarcam nesse projeto educacional único.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Renata Peppl e Vanessa Fernandes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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