A Agência Nacional de Vigilância Sanitária acaba de criar uma espécie de disque-denúncia para a área da saúde, através de um serviço telefônico 0800.
– Muitas vezes, o consumidor compra um medicamento que não produz os efeitos apregoados, ou que produz efeitos adversos. Com a denúncia, a Anvisa pode retirar o produto do mercado – exemplifica a gerente de antendimento ao público da Anvisa, Danitza Rojas Buvinic.
A Anvisa já dispõe de um canal para que o cidadão encaminhe denúncias ou peça informações, que é um formulário eletrônico que consta no site da agência.
– Com o novo serviço telefônico, a intenção é ampliar esta troca de informações, pois muita gente ainda não tem acesso à internet – comenta a gerente.
Ela cita outro tipo de contribuição que o cidadão pode fazer através do 0800, tomando como exemplo uma situação que já ocorreu, através do canal online:
– Houve um caso de uma clínica de hemodiálise no Nordeste em que várias pessoas adoeceram e até morreram após fazer o tratamento. Com as denúncias, pudemos intervir – comenta.
Através do 0800, o consumidor vai poder obter esclarecimentos até sobre bulas de remédios.
– Muitas vezes, o cidadão não encontra na bula informações sobre efeitos colaterais, que é um dado obrigatório. Uma comunicação desta é uma denúncia importante do consumidor.
Aliás, as bulas de remédios costumam a ser um dos itens que mais suscitam a demanda do consumidor por informações. Segundo a Anvisa, muitos consumidores não entendem o que a bula informa.
– É claro que a maioria das grandes empresas farmacêuticas tem serviços de atendimento. Nestes casos, a gente fornece o número do telefone destes serviços – diz.
Outro aspecto importante é quanto ao preço máximo dos medicamentos, que é estipulado pela Anvisa. Com o 0800, o consumidor terá mais uma ferramenta em defesa de seu bolso.
– Existem também muitos consumidores antenados que desconfiam da qualidade de certos produtos, especialmente cosméticos. Eles costumam buscar o serviço online para saber se estes produtos têm registro. Com o 0800, esta comunicação pode ser facilitada.
Denúncias sobre condições de higiene de estabelecimentos comerciais, como supermercados e padarias, também poderão ser feitas.
– Nestes casos, embora a competência da fiscalização seja dos órgãos de vigilância locais, nós poderemos encaminhar a denúncia ao canal competente – comenta.
O 0800 não será destinado apenas ao cidadão. A ideia é ampliar o canal de comunicação com empresas, especialmente as de pequeno porte.
– A Anvisa tem demandas de empresas que perguntam se podem substituir o princípio ativo de um remédio. A agência pode auxiliar nisso também – diz a gerente.
O número do serviço será 0800 642 9782. Ele estará disponível de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30. Haverá, segundo a gerente, dois níveis de atendimento. Um grupo fará a triagem das demandas e, se for o caso, passará a ligação para técnicos especializados.
– Teremos capacidade de receber 30 mil ligações por dia.