TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Preço maior do 0 km
   
     
 


21/09/2009

Preço maior do 0 km
Com volta do IPI, carro usado ficará mais atrativo para o consumidor

Com o retorno das alíquotas normais de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em janeiro de 2010, os carros novos deverão ficar mais caros para o consumidor, beneficiando o mercado de usados.

Isso porque, de acordo com o professor de Finanças da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), Keyler Rocha, o aumento nos preços dos novos tornará os usados mais atrativos para o consumidor. "A alta nos preços leva o consumidor do carro novo para o usado", diz.

Oferta e demanda

Rocha lembra que, após a redução do IPI, a oferta de carros seminovos aumentou, já que muitas pessoas quiseram trocar veículos por um zero quilômetro e aproveitar os descontos. Ao mesmo tempo, isso também fez com que a demanda pelos usados tivesse queda, pressionando para baixo os preços desses veículos.

Além disso, o professor lembra que quem comprou um carro novo não irá vendê-lo logo, ou seja, quem aproveitou os descontos neste ano não deverá trocar de veículo tão cedo, o que diminuirá a oferta de usados. "Com o encarecimento do zero, aumentará a demanda pelo usado e isso deve aquecer esse mercado", afirma.

Porém, Rocha ressalta que, com o lançamento de novas versões no fim deste ano e início do próximo, é possível que os consumidores continuem mais atraídos pelo mercado de zero quilômetro, já que é comum que fabricantes e concessionárias pratiquem descontos nas versões anteriores.

Fonte: InfoMoney
Autor: Roberta de Matos Vilas Boas
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br