Cheques fraudados podem dar muita dor de cabeça para os verdadeiros donos e também para quem recebeu o documento adulterado. Recentemente, o Banco Central anunciou que estuda medidas para aumentar a segurança nas transações nesse tipo de operação. Com o mesmo intuito, a CDL Porto Alegre, entidade que faz o gerenciamento do SPC-RS, coloca à disposição dos consumidores um serviço que alerta todo o Brasil sobre perda ou roubo de documentos, evitando o uso incorreto de carteiras de identidade, CPFs e/ou cheques, entre outros.
O canal direto para esse tipo de registro é o telefone 0800 601 8001 (que funciona 24h por dia, todos os dias do ano) e o portal da entidade (www.cdlpoa.com.br). "Quanto mais rápido o consumidor registrar o ocorrido, mais ágil será a inclusão dessa informação no banco de dados do SPC e assim, a chance de evitar problemas com a utilização fraudulenta dos documentos é maior", explica Luiz Rossetto, gestor da área de Informações para Gestão do Crédito, da CDL Porto Alegre.
Dentre as medidas propostas pelo BC, está a possibilidade de limitar a emissão do cheque até um ano após a impressão. Isso dificulta que folhas muito antigas, as mais usadas em fraudes, circulem na praça. Rossetto considera que as novas normas do banco serão bem vindas, e mesmo que venham a ser aperfeiçoadas, ainda não serão suficientes se não houver uma orientação aos consumidores de como usarem e cuidarem de seus documentos. "São dicas simples como, por exemplo: prefira sempre preencher o cheque com a sua própria caneta. Isso evita a atuação de estelionatários que usam de tecnologia para apagar o que está escrito no documento e adulterar os valores", avisa.
Os consumidores podem acessar o site do BC para conhecer e opinar sobre as sugestões até o dia 31 de novembro.