TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor em Porto Alegre
   
     
 


25/09/2009

Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor em Porto Alegre
Operadoras explicam projetos para reduzir queixas
Foto: Jonathan Heckler/PMPA
Conselho Municipal de Defesa do Consumidor reuniu empresas do setor


Responsáveis por 34% dos 34 mil atendimentos já realizados pelo Procon Porto Alegre em um ano e meio de funcionamento, as operadoras de Telecomunicações da Capital (telefonia, TV por assinatura, provedores de Internet) compareceram na manhã de hoje, 25, à reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) realizada no auditório do Sindicato da Habitação (Secovi-RS). A presença das empresas OI, Tim, Vivo, Claro e NET foi solicitada pelos conselheiros do Condecon, órgão integrante do Sistema Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - SMDC, a fim de que prestassem esclarecimentos sobre iniciativas a serem adotadas para qualificar o atendimento aos consumidores - levando em consideração o Decreto 6523 que disciplinou o atendimento dos SACs -  e reduzir o alto índice de reclamações verificado no Procon Porto Alegre.

“As queixas chegam ao Procon municipal por que as empresas não estão conseguindo se comunicar com seus clientes de forma eficaz por meio dos SACs”, destacou o coordenador do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior, que também preside o Condecon. Disse que, passados um ano de promulgação e 10 meses de vigência da nova lei que regulamenta os SACs das empresas de serviços regulados pelo poder público, as operadoras de telecomunicações ainda não se adequaram totalmente à nova norma e inúmeras irregularidades são verificadas pelo Procon municipal.

“O cliente ainda espera demais para ser atendido pelo SAC. A lei diz que o consumidor deve ser contatado no máximo em 60 segundos”, ressaltou Ferri Júnior. O coordenador destaca ainda que o número do SAC não é disponibilizado ao consumidor de forma clara e objetiva, e há dificuldade por parte do consumidor de conseguir a gravação do atendimento, bem como o histórico da reclamação que, quando solicitado, deve ser encaminhado no prazo estabelecido de 72 horas. Acrescentou que, além disso, a lei estabelece que a resolução do problema do consumidor deve ocorrer no prazo máximo de cinco dias, o que não vem acontecendo. Relatou que ainda há muita dificuldade do consumidor efetuar o cancelamento do serviço via SAC. Ferri Júnior citou o caso de um consumidor que recorreu ao Procon Porto Alegre por oito meses consecutivos, até conseguir o cancelamento dos serviços da operadora.

Ações das operadoras - A Gerente de Relacionamento da Oi-BR Telecom, Viviane Bovere, afirmou que a empresa ainda passa por reformulações por conta da recente fusão das duas organizações e informou que até o final deste ano a Oi deverá implantar em Porto Alegre duas lojas destinadas ao atendimento do cliente que não pôde ser realizado por meio do SAC da empresa.

O diretor regional da Claro, Maurício Peruccio, esclareceu que a operadora está intensificando o investimento no treinamento especializado de operadores de call centers e em linhas diretas de comunicação dos Procons com seu departamento jurídico.

Quanto às reclamações da área financeira da NET, a gerente de Relacionamento com o Cliente, Lenara Hammermuller, destacou que a empresa implementou um sistema de pagamento pós-consumo no final de cada mês, que deverá contribuir para a redução de reclamações dos consumidores. Houve ainda, afirmou Lenara, diminuição do número de pacotes oferecidos. “A grande gama de alternativas gerava confusão sobre quais canais o consumidor tem direito”, enfatizou Marlise.

Os representantes da Vivo e Tim declararam que as operadoras ampliaram o número de funcionários nas centrais de atendimento, realizaram cursos de capacitação redimensionando as equipes de relacionamento.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br