TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Puras é a primeira empresa com atuação no setor de hotelaria marítima cadastrada na ONIP
   
     
 


27/09/2009

Puras é a primeira empresa com atuação no setor de hotelaria marítima cadastrada na ONIP
Cadastro é utilizado como fonte de pesquisa por empresas internacionais do setor de petróleo e gás

A Puras, que atende a mais de mil restaurantes em todo o país e presta serviço completo de hotelaria, lazer, gerenciamento de resíduos e alimentação em 19 plataformas de petróleo, é a primeira e única empresa de hotelaria marítima a receber um diploma da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), comprovando a sua inclusão no cadastro da entidade.

O cadastro é importante por disponibilizar informações sobre as empresas brasileiras qualificadas para o fornecimento de bens e de serviços ao setor de petróleo e gás, e serve de fonte de pesquisa para multinacionais, como, por exemplo, a Chevron, a Devon, a Shell, a Anadarko, a Maersk Driling, a StatoilHydro, ElPaso, BG Group, Petrogal, entre outras.

Para aferir a capacidade das fornecedoras e as incluí-las em seu cadastro, a ONIP leva em conta cinco critérios: legal, financeiro, técnico, SMS (saúde, meio ambiente e segurança do trabalho) e gerencial/responsabilidade social, itens nos quais a Puras foi aprovada. “É analisado, por exemplo, registro da empresa no órgão fiscalizador, desempenho financeiro, patrimônio, instalações, equipamentos utilizados e características desses equipamentos, quadro de pessoal, qualificação, postura gerencial e de responsabilidade social, além de certificações como a ISO 9001, ISO 14.001, OHSAS 18.001, que nós possuímos”, exemplifica a analista fiscal da empresa, Fernanda Moreira.

Para a Puras, a conquista do diploma representa o reconhecimento de que o atendimento vem sendo prestado dentro de todas as normas e também a possibilidade de aumentar a carteira de clientes, conforme destaca o gerente regional da empresa em Macaé (RJ), Geraldo Luiz Pereira Luz. “Para estar nesse cadastro, é preciso provar que é bom e que tem condições de atender os parceiros da ONIP. A partir daí, a empresa passa a integrar um cadastro com fornecedores do setor de petróleo homologados pela Organização, que é utilizado como fonte de informação pelas grandes empresas que se instalam no Brasil”, afirma.

Know how no atendimento offshore

A Puras tem know how no segmento offshore, no qual atende a 19 plataformas marítimas. Confirmando seu pioneirismo, já está atuando no pré-sal, prestando serviço ao FPSO BW Cidade de São Vicente, na Bacia de Santos. A empresa atende a três tipos de plataformas, as semi-submersíveis (flutuantes), as fixas e os navios-sondas, e fornece 12,5 mil refeições por dia nessas plataformas.

Na lista de clientes, estão a Petrobras, a Subsea 7, a Pride, a Prosafe, a Etesco, a BWO, a Delba/Bourbon e a Devon, e um dos diferenciais do serviço prestado é a preocupação da empresa com a saúde e o bem estar dos tripulantes. Como é feito nos mais de mil restaurantes empresariais administrados pela Puras em todo o Brasil, nas plataformas o Mais Saúde, programa de reeducação alimentar, é parte do trabalho dos nutricionistas. A Puras inclui ainda em seu serviço offshore, marcas conhecidas dos clientes em terra, como a Via Light (primeiro do segmento a receber o selo Funcor, da Sociedade Brasileira de Cardiologia), e a Parada do Gourmet, no qual o prato é preparado na frente do cliente com ingredientes de sua escolha.

Atualmente, cerca de 650 profissionais Puras, de diferentes especialidades, tais como nutricionistas, comissários, recepcionistas, chefes de cozinha, padeiros, camareiros e técnicos em manutenção, atuam nas plataformas marítimas. Em regime de revezamento, ficam 14 dias no mar e 14 dias em terra. Os profissionais passam por treinamentos que incluem cursos de Segurança do Trabalho, Manipulação de Alimentos e Socorrista, entre outros.

A qualidade dos serviços é garantida através de planejamento logístico. Os alimentos, equipamentos e insumos usados no preparo das Puras, em Macaé (RJ), que tem cerca de seis mil metros quadrados, e é um dos oito centros que a empresa possui em todo o Brasil. Equipado com câmaras frigoríficas, armazéns para secos, químicos e descartáveis, empilhadeiras e caminhões, que garantem a infra-estrutura de atendimento, o Centro de Distribuição de Macaé funciona 24 horas por dia. Os alimentos e as demais cargas são transportados até as plataformas por contêineres secos, refrigerados ou frigorificados, em barcos, obedecendo a um criterioso sistema de segurança, que inclui certificações e testes.

Para garantir o abastecimento da maneira mais segura e ágil, a Puras utiliza, além dos contêineres tradicionais, um sistema de transporte marítimo único no setor, com contêineres bipartidos. Rebocados até as plataformas, eles carregam diferentes produtos sem que haja contato entre eles. Em um contêiner bipartido, podem ser transportados ao mesmo tempo, mas em compartimentos distintos, material de limpeza e alimentos embalados, como arroz e feijão. Também é possível transportar produtos em diferentes temperaturas de resfriados a congelados, propiciando atendimento às normas da Anvisa e economia aos clientes, pois diminui a quantidade de containeres a serem utilizados.

Fonte: Neiva Mello Assessoria em Comunicação
Autor: Lina Colnaghi
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br