A Segmento Pesquisas realizou pesquisa encomendada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) para conhecer o comportamento dos consumidores do RS (pais e crianças) a respeito da compra de produtos para o Dia da Criança, identificando o posicionamento dos supermercados como opção de compra.
Além de consumidores, foram entrevistados também supermercadistas associados da AGAS, que falaram de suas expectativas de vendas para a data.
O levantamento foi realizado no período de 23 a 25 de setembro, sendo entrevistadas pessoas das classes A, B e C, de ambos os sexos, com intenção de compra de presentes para dar no Dia das Crianças.
Pelo lado dos supermercadistas foram ouvidos 20 empresários do auto-serviço gaúcho, cujas redes representam em faturamento 70% do setor no Estado.
Antônio Cesa Longo reuniu os jornalistas nesta quarta-feira, 30 de setembro, para apresentar um resumo das tendências apontadas pelo estudo.
Pelo lado dos consumidores, foram apurados os seguintes resultados:
Crianças têm alto poder de influência na compra dos presentes
No geral, 44,5% dos pais informaram que os filhos têm muita influência na compra do presente no Dia das Crianças. É importante ressaltar que nas famílias mais ricas, esta “influência” atinge 60%, sinalizando que o fator renda facilita a compra do presente desejado. Este aumento da influência dos filhos também ocorre paralelamente com o aumento da idade deles. Afinal, filhos mais crescidos já sabem o que querem.
Poder da televisão e dos amigos
Pais informam que estes fatores Influenciam de forma importante na escolha dos presentes
Os principais presentes que as crianças querem e os pais pretendem dar no Dia das Crianças são brinquedos (55,5%) e roupas (39,0%).
A seguir, os presentes com maior intenção de compra:
· Brinquedos - 55,5% (destes, as bonecas correspondem a 46,3% e os carrinhos a 28,67%)
· Roupas - 39,0%
· Tênis - 22,0%
· Bola - 19,5%
· Celular - 17,1%
· Jogos infantis 15,0%
Os presentes e o supermercado
Neste ano, 24,9% dos gastos totais dos pais irão parar nos caixas dos supermercados
Na forma estimulada, mais informações:
- em produtos básicos de supermercados, como biscoitos, salgadinhos e iogurtes, as compras serão feitas em supermercados;
- segundo os pais, os benefícios de comprar em supermercado se concentram nos seguintes itens: vantagens financeiras e conveniência (localização e concentração de compras em um só lugar).
Pelo lado dos supermercadistas, a pesquisa mostrou otimismo em todos os indicadores:
- a expectativa de compras para este ano é de + 8,2%
- o preço dos presentes este ano, comparados com o ano anterior, é de + 6,6%
- a expectativa das vendas este ano, comparada com o ano anterior, tem um acréscimo de + 8,7%
- a expectativa de vendas é maior nas refrigerantes (+10,9%), Vídeo/DVD (+10,7%), Brinquedos (+10,6%), Roupas Infantis (+10,0%), Jogos infantis (+10,0%)
- as vendas de produtos relacionados com o dia das crianças representam, em média, 3% do faturamento total dos supermercados.