Canoas é a segunda cidade gaúcha a distribuir ao consumidor a cartilha Não Sorria para Qualquer Oferta, elaborada em conjunto pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO/RS) e Procon Estadual. Ontem a coordenação do Procon municipal recebeu os folhetos que buscam a alertar e orientar a população quanto à contratação de serviços e planos odontológicos. A intenção é levar o material - lançado em 18 de agosto, em Porto Alegre - às principais cidades do Estado.
De acordo com o diretor do CRO/RS, Flávio Borella, a cartilha foi criada em função do crescente número de reclamações com relação a serviços prestados por clínicas e planos da odontologia. As queixas mais frequentes são quanto à publicidade enganosa, cobrança de multas abusivas e ao não-cumprimento de ofertas. A responsável pelo jurídico do Procon Canoas, Letice Gontijo, informa que o órgão possui 33 reclamações deste tipo desde maio de 2008.
EDUCATIVO - Segundo Borella, o material é autoexplicativo e escrito com uma linguagem bastante acessível para que ‘‘a população não seja lesada pelos maus planos’’. Em Canoas, a cartilha será distribuída na sede do Procon e em atividades do Município, como o projeto Prefeitura na Rua. ‘‘O papel do Procon também é educativo. O cidadão precisa tomar conta dos seus direitos’’, destaca Letice.