TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Escola de Sustentabilidade de Juruti-PA é bem avaliada pela maioria dos alunos
   
     
 


02/10/2009

Escola de Sustentabilidade de Juruti-PA é bem avaliada pela maioria dos alunos
Estudantes aprovam o Programa de Formação de Agentes de Sustentabilidade

A Escola Juruti de Sustentabilidade, inaugurada em março deste ano para formar profissionais e lideranças de organizações civis e governamentais capazes de desenvolver iniciativas sustentáveis na região Oeste do Pará, obteve avaliação muito positiva dos 38 participantes da primeira turma do programa. Foram utilizados os conceitos "ruim", "regular", "bom" e "muito bom" para avaliar o programa, os instrutores e recursos didáticos oferecidos. De maneira geral, o curso foi considerado pela maioria dos estudantes como "bom" ou "muito bom". Em levantamento recente, 85% dos estudantes utilizaram esses conceitos para qualificar o programa oferecido; 96% dos alunos aplicaram essas mesmas notas aos instrutores e 74% deles também optaram pelo mesmo conceito para avaliar os recursos didáticos oferecidos.

A iniciativa, do Instituto Peabiru e com apoio da Alcoa, é considerada inovadora pelos alunos. O agricultor Jenivaldo Roberto do Amaral, 33, integrante da Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores Rurais de Juruti -COPAJE, diz que ficou surpreso com a proposta do curso. "O que me surpreendeu foi o fato de se criar uma escola e formar agentes de sustentabilidade, porque é difícil. Sustentabilidade ainda não tem uma fórmula, um conceito pronto", afirma.

As aulas tiveram início em abril, divididas em quatro módulos: Mobilização de recursos para o terceiro setor; Mobilização e gestão pública; Gestão de recursos para o terceiro setor; e Trabalho de conclusão de curso. Por meio dessa programação, os alunos aprendem a entender as políticas de cidadania, elaborar e gerenciar projetos, captar e gerir recursos, e ainda entender como funcionam as organizações sociais e governamentais.

O curso tem dez meses de duração, com carga horária total de 300 horas. As aulas são ministradas pelos instrutores do Instituto Peabiru e o certificado expedido pela organização ao término do curso. "Fizemos a seleção e a mobilização, mas nem sempre se consegue tanto sucesso", comemora o coordenador de projetos de responsabilidade empresarial do Instituto Peabiru, Rui Martins.

O sucesso da empreitada motivou os idealizadores da Escola de Sustentabilidade a ampliar a grade de cursos ofertados para o próximo ano. Segundo Rui, ideias não faltam. "Estamos estruturando o plano de 2010 considerando as demandas existentes no município. Há uma série de projetos em função disso", revela.

Fonte: Comunique-se
Autor: Ricardo Morato
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br