TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
INOVArejo 2009 confere novas tecnologias e coloca consumidor como protagonista
   
     
 


07/10/2009

INOVArejo 2009 confere novas tecnologias e coloca consumidor como protagonista
Primeira edição do evento contou com a participação de empresas importantes do segmento, especialistas e empresários do setor

A INOVarejo 2009, realizada nos dias 29 e 30 de setembro, na Serasa Experian, em São Paulo, contou com a participação de empresas importantes do segmento varejista, além de especialistas em varejo e tecnologia e empresários do setor. Nos dois dias do evento, a abertura foi feita por Ricardo Loureiro, COO da Serasa/Experian para a América Latina e Presidente da Unidade de Negócios da Pessoa Física. Loureiro apresentou a proposta de Cadastro Positivo, compartilhamento de informações entre o banco, o varejo e os prestadores de serviço, como a grande inovação para reduzir significativamente o índice de inadimplência nas empresas, criar uma infraestrutura legal para as operações de crédito, além de melhorar o acesso ao crédito.

“Gestão da Inovação” foi o tema da segunda palestra do evento, conferida pelo consultor de inovação no varejo e coordenador da INOVArejo, Jorge Inafuco. Segundo ele, a inovação, que se diferencia da invenção e da renovação, está ligada intimamente a resultados. O consultor indicou uma pesquisa da USP/2007, conduzida pelo professor Glauco Arbix, que mostrou que apenas 1,7% das indústrias são consideradas inovadoras. Outra pesquisa, de abril de 2009, feita pela Business Week, mostra um ranking de empresas inovadoras. Em primeiro lugar está a Apple, em segundo, o Google, em terceiro, a Toyota e em quarto, a Microsoft. Mas já mostra entre as dez, pela primeira vez, a Wal Mart em décimo lugar, seguida pela Amazon, duas empresas do varejo.

O primeiro painel da INOVArejo, “A Inovação Tecnológica no Grande Varejo” teve a moderação do consultor George Freund. Entre os painelistas, Juliano Maraglio, presidente da unidade negócios marketing service da Serasa Experian, salientou o crescimento de 27% do varejo online em um ano. O diretor das Lojas Marisa, Mendel Szledj, contou a evolução da rede ao longo do tempo, que atualmente conta com 222 unidades. De acordo com Mendel, a última inovação da rede foi a implantação dos coletores wireless de dados, que permitem pagamentos, informações sobre limites de crédito e preços em dois segundos.

André Saraiva, presidente da Prac e da Abinee foi o moderador do segundo painel: “A Inovação e a Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Grande Varejo”. Um dos painelistas, o professor Carlos Fachina, trabalhou alguns conceitos. Destacou que "só a sustentabilidade é capaz de quebrar o ciclo de pobreza". Marcus Nakagawa, assessor de sustentabilidade da Philips, falou sobre a evolução da lâmpada no decorrer dos tempos, ressaltando as versões atuais, que aliam tecnologia a um produto verde – menor consumo de energia. O presidente da Anastassiadis Arquitetos, Eudoxios Anastassiadis expôs sobre arquitetura sustentável, que já ganha corpo na Europa e Estados Unidos e cujo conceito, a sua empresa já vem aplicando em alguns edifícios construídos em alguns estados brasileiros, entre eles São Paulo e Bahia. Em seguida, a escritora do livro “Desejos Contemporâneos”, Beth Furtado e a especialista em inovação da USP, Cely Ades, apresentaram uma palestra sobre o “Marketing Experiencial”, com foco na compra pela emoção por meio de experiências memoráveis.

O primeiro dia da INOVArejo terminou com a palestra especial do vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Btlehem. Para o empresário, a classe C é quem dá as cartas no momento e os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes. “O consumidor apresenta uma visão holística e tudo concorre com tudo. O poder está nas mãos das pessoas”, argumentou.

“A Inovação como Oportunidade de Crescimento para o Pequeno & Médio Varejo” foi o tema da primeira palestra do dia 30, moderada pelo escritor e jornalista Elias Awad, que enfatizou a importância do compartilhamento de informações dentro das pequenas e médias empresas em particular. E indagou: “como a empresa pode se desenvolver se a informação não flui?” O tributarista do PRSZ Advogados, Sidney Stahl, discorreu sobre a Lei do Bem, que dá incentivos fiscais para as empresas que fazem inovações tecnológicas. Já para Olegário Araújo, gerente de Atendimento ao Varejo da Nielsen, para fazer inovação, a empresa precisa antes identificar o seu público-alvo. Ressaltou ainda que, hoje, para as empresas, inovar é questão de sobrevivência. O gestor técnico da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Aguinaldo Marques, se pronunciou sobre as perdas em supermercados, que ocorrem em toda a cadeia logística. Observou que reduzir essas perdas é uma decisão estratégica da empresa e que, quanto maior a identificação de onde elas ocorrem, maior a facilidade de terminar com elas. Na sequência, o Dr. Marcelo Schulman, presidente da Vita Derm, relatou a trajetória da empresa. Ele enfatizou que “comunicar é o segredo e que o produto deve estar onde está o cliente, e o cliente deve estar onde está o produto”, pilares que norteiam o seu empreendimento. De acordo com Schulman, a grande inovação da Vita Derm foi a aplicação do Modelo Miren, franquia multicanal testada em voluntários. Encerrando o painel, Luiz Antonio Coelho Lopes, superintendente da Finep, relatou o papel da fundação como financiadora de projetos de inovações para as empresas e descreveu as diversas modalidades de financiamento adequadas ao valor de faturamento de cada uma delas.

O painel posterior teve como tema “Tecnologia a Serviço do Pequeno & Médio Varejo”, e foi moderado pelo consultor Edmundo Matarazzo. O diretor do Ibope, Antonio Carlos Ruótolo, discorreu sobre a importância da “geo-venda”, isto é, o estudo da localização para investimentos, rentabilidade e expansão do varejo. O desenvolvimento da automação no setor de varejo foi a questão mais levantada entre os participantes, assim como a implantação da mobilidade corporativa. Entre as novidades, a utilização do assistente de compra portátil, fabricado pela Motorola e em fase de implantação na rede Pão de Açúcar.  

O último painel da INOVArejo 2009 trouxe a temática “Inovação na Gestão de Negócios”, com moderação do consultor Christopher Montenegro. Neste painel, vale destacar a participação do presidente da Dicico, Dimitrios Markakis, que assumiu a Dicico, depois da venda do supermercado Candia. Markakis afirmou que o maior investimento realizado na Dicico foi no atendimento (pessoas), logística e informática. "Temos um SAP cuja solução já entra rodando. Decidimos criar uma empresa de tecnologia, a Constru Software, para upgrades que viriam, novidades que os alemães estão implantando lá fora", anunciou. E ressaltou: "a tendência é do grande varejista ocupar cada vez mais o espaço do pequeno".

Durante o evento, empresas como Pão de Açúcar, Serasa Experian, Casas Bahia, Droga Raia e Livraria Cultura foram contempladas com o Prêmio Inovacomm 2009, por suas atuações no segmento.

A INOVArejo foi organizada por Marcya Machado, da Inova Comunicações e coordenada pelo consultor Jorge Inafuco. A próxima edição será em março de 2010.

Fonte: Oficina de Mídia
Autor: Maurício Santini
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br