Apontada como a empresa com maior número de reclamações fundamentadas (5.996 das 104 mil em 2009), apresentadas hoje pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça, a Oi esclarece, em nota, que é a companhia com maior base de clientes no Brasil, cerca de 60,5 milhões de acessos, e está presente em mais de 30 mil localidades em todo território nacional com oferta de diversificado leque de produtos e serviços. “Para fazer análise comparativa do número de reclamações, é importante considerar número relativo à base, que neste caso representa 0,0098% do total de usuários de seus serviços”, sustenta.
A operadora informa que, além dos investimentos para melhoria e atualização de sua rede, fez grandes investimentos para se adequar e cumprir as normas estabelecidas no decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e também para padronizar e aprimorar atendimento após compra da Brasil Telecom. “A companhia mantém equipes técnicas trabalhando em projetos de melhoria de atendimento e monitora permanentemente a percepção dos clientes para atendê-los em suas demandas”, afirma a nota.
Entre as melhorias listadas pela operadora, implementadas este ano, estão a redução do tempo da recarga nos telefones móveis pré-pagos e de entrega de chips; otimizou o processo de portabilidade; a alteração da política de comissionamento de vendas ampliando foco no cliente; e a priorização de janelas de manutenção durante horário de baixa utilização dos serviços. Além disso, informou que, para garantir bom atendimento aos clientes, a companhia tem ampliado investimentos em treinamento adicional dos cerca de 50 mils operadores e coordenadores do call center que atende à companhia.