TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
FEA-USP prestará homenagem a seu Professor Emérito Antonio Delfim Netto
   
     
 


02/12/2009

FEA-USP prestará homenagem a seu Professor Emérito Antonio Delfim Netto
Sala da Faculdade com o nome do ex-ministro da Fazenda, Planejamento e Agricultura será inaugurada pelo Departamento de Economia

O economista Antonio Delfim Netto, Professor Emérito da FEA-USP, ex-ministro da Fazenda, Planejamento e Agricultura, que foi embaixador do Brasil na França e deputado federal, receberá homenagem amanhã na FEA, quando será inaugurada a sala “Antonio Delfim Netto”. A solenidade terá início às 15h, com a presença do homenageado e dos professores Octavio de Barros e Carlos Antonio Rocca. Em seguida haverá um coquetel de encerramento da homenagem ao professor Delfim Netto.

Professor Antonio Delfim Netto

Após longo período de atuação na vida pública, no Executivo e no Legislativo, e como embaixador do Brasil na França, o professor Delfim Netto retornou em 2007 à FEA-USP, onde fez sua carreira acadêmica, da graduação em Ciências Econômicas à conquista do título de Professor Catedrático da cadeira de Teoria do Desenvolvimento Econômico.

Seus seminários sobre a economia brasileira e teoria econômica têm despertado grande interesse de alunos e professores, tanto pelos expositores convidados como pelo fato de o prof. Delfim combinar a visão acadêmica com a experiência adquirida no exercício de cargos públicos no País e no exterior.

Nascido em São Paulo no ano de 1928, Delfim formou-se em Economia pela FEA em 1951. No ano seguinte, tornou-se professor assistente de Estatística Geral e Econômica, sob orientação do professor Luiz de Freitas Bueno. Em 1959, conquistou a Livre-Docência com a tese “O Problema do Café no Brasil”, e em 1963 recebeu o título de Professor Catedrático de Teoria do Desenvolvimento Econômico, com a tese “Alguns Problemas do Planejamento para o Desenvolvimento Econômico”. Graças a esse mérito acadêmico, Delfim se converteu no primeiro ex-aluno da FEA, e primeiro economista formado depois da regulamentação da profissão, a ocupar uma posição de catedrático nessa Faculdade.

Seus trabalhos didáticos e de pesquisa foram, nessa fase, voltados para o estudo de problemas da economia brasileira, planejamento governamental e teoria do desenvolvimento econômico. Sua linha de pensamento baseou-se essencialmente na aplicação da teoria neoclássica, no plano microeconômico, e idéias keynesianas ou monetaristas, no plano macroeconômico.

No início dos anos 1960, além de professor na faculdade, exerceu atividades extra-acadêmicas, entre elas a participação na Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai, política de Estado para o planejamento regional. Prestou ainda consultorias à Associação Comercial de São Paulo e realizou estudos para a Associação Nacional de Programação Econômica e Social, entidade financiada por banqueiros paulistas, que publicou em 1964 seu importante trabalho intitulado “Alguns Aspectos na Inflação Brasileira”.

Em 1966, iniciou sua ascensão política. Nesse ano, foi nomeado Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Já no ano seguinte, em 1967, assumiu o cargo de ministro da Fazenda. Dirigiu a economia brasileira entre 1967 e 1974 , período conhecido como “Milagre Econômico”.

Depois foi embaixador do Brasil na França. Permaneceu em Paris de 1975 a 1978. De regresso ao Brasil, assumiu o cargo de ministro da Agricultura. Em 1979, foi nomeado para o Ministério do Planejamento.

Em 1983, na USP, ocupou a Cátedra de Análise Macroeconômica. Quatro anos mais tarde, em 1987, em função de suas iniciativas acadêmicas e experiência profissional, recebeu o título de Professor Emérito. Eleito deputado federal em 1987, permaneceu na Câmara dos Deputados até 2007.

Fonte: Printec Comunicação
Autor: Antonio Carlos de Godoy
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br